Saiba como utilizar as críticas a seu favor



As críticas recebidas no ambiente de trabalho podem ser boas ou más, por isso, é preciso saber diferenciá-las e usá-las da melhor maneira possível para seu aprendizado.

Receber críticas pode não ser tão fácil como parece. Muitas vezes estamos acostumados durante toda nossa vida a ser elogiados e ter nossos pontos positivos citados em conversas com nossos amigos e familiares.

Isso pode mudar ao darmos entrada no mercado de trabalho. Dependendo de sua área de emprego, receber críticas pode ser uma rotina comum em seu dia a dia. E muitas vezes tomamos as críticas como ofensas e não aproveitamos as valiosas dicas que o criticante nos dá. Um dos primeiros sinais de que não sabemos receber críticas é aliar o criticante a um inimigo: imaginamos que tudo o que ele diz é para nos atingir, e muitas vezes desenvolvemos sentimentos repulsivos por uma pessoa que só quer nos ajudar.



É muito difícil ter a real noção de nossas falhas e erros, e quando uma pessoa os aponta e os coloca em evidência aos nossos olhos e aos olhos de outras pessoas, como nossos colegas de trabalho, por exemplo, nossa reação é quase sempre de defesa, pois estamos expondo uma fraqueza, uma brecha.

Temos que ter o cuidado de não confundir a boa crítica da crítica cruel. A boa crítica é aquela que aponta o erro e dá caminhos para que saibamos consertar as falhas, muitas das vezes a crítica pode parecer dura, mas se olharmos com um pouco de cuidado, veremos que quem a teceu só quer nos ajudar a melhorar naquele quesito.

Já a má crítica é aquela que aponta os erros de forma equivocada, sempre fazendo com que a autoestima de quem está ouvindo seja abalada, e nunca apontando saídas práticas para o problema. Esse tipo de criticante deve ser evitado, com muito cuidado, para não gerar desconfortos no ambiente de trabalho.



É muito fácil diferenciar um bom criticante do mau: basta pedir ajuda ou uma dica para resolver o problema. Com certeza quem apontou sua falha no intuito de ajudá-lo terá sempre um tempo para uma boa conversa.

Se estivermos abertos para receber as boas críticas, com certeza teremos maior êxito do que se rejeitarmos e nos fecharmos a novas sugestões.

Por Patrícia Generoso

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment