Escolher a carreira por meio da personalidade



  

O modo com você age e a sua visão de mundo podem influenciar na escolha da sua carreira.

Todos nós sabemos o quanto nossa personalidade é importante para o mercado de trabalho. Não apenas em entrevistas de emprego e em relações internacionais, o modo como você age e a sua visão de mundo podem e devem te ajudar na escolha de sua carreira. A importância se deve ao fato de que as características de sua personalidade podem combinar muito com uma área e muito pouco com outra, e, uma escolha errada pode te prejudicar profissionalmente, enfrentando problemas desnecessários.

A Myers-Briggs Type Indicator, a MBTI é uma teoria que se baseia em tipos psicológicos criados por Carl Jung, criada por Katherine Briggs e Isabel Myers, duas estudiosas norte-americanas.  A teoria aponta 16 tipos de personalidades diferentes, e, através de um teste, você pode descobrir qual o seu tipo de personalidade e quais são as melhores carreiras para você.

Quatro eixos diferentes separam nossas preferências psicológicas, entre o modo como processamos informações, o modo como tomamos decisões, como interagimos com as pessoas a nossa volta e como lidamos com nossas emoções. Através das combinações que o teste lhe proporciona, ele dá alternativas e mostra quais as habilidades que são mais aproveitadas para cada tipo de personalidade.



Alguns exemplos de personalidades apontadas pelo teste são os “Ativistas” e os “Lógicos”. Esse primeiro grupo é emotivo e age tentando encaixar toda sua paixão a outros aspectos da vida, grupo que anseia por liberdade e criatividade. Já o segundo faz parte de uma parcela muito pequena da população, que segundo o estudo, são as mentes que fizeram a maioria das descobertas científicas da história.

Quer saber em que grupo você se encaixa? Através do site 16 Personalities (www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade) você pode realizar o teste e descobrir qual a melhor área profissional para seu tipo de personalidade. Independentemente do resultado do teste, faça algo que lhe agrade e que você tenha prazer de fazer, assim com certeza terá mais facilidade no trabalho, além de uma vida com menos estresse.

Por Tom Vitor de Freitas



Post Comment