Dicas para empresas terem sucesso em uma nova contratação



  

Para contratar um novo funcionário é preciso muita cautela e estudo da vaga. Com isso, a empresa será assertiva em suas contratações.

Os candidatos a uma vaga de emprego encontram grande dificuldade na entrevista de emprego, para conseguirem se destacar e serem os escolhidos, mas do lado de lá, tem a empresa que também vem encontrando cada vez mais dificuldade para encontrar profissionais aptos às vagas que se encontram em aberto.

Para evitar futuros aborrecimentos e até o arrependimento por ter contratado um candidato que não conseguiu atender às necessidades da empresa na ocupação do novo cargo, é preciso muita cautela na hora da contratação. Mas com as dicas abaixo, ficará mais fácil ter sucesso em suas novas contratações.

A primeira dica é a empresa saber exatamente o porque de estar contratando um funcionário. Não é pelo fato de que alguém foi demitido que um novo funcionário deverá ser contratado. Pode ser que a empresa siga muito bem sem um novo funcionário naquela vaga, mas isso varia de caso para caso.
Importante também a empresa avaliar se não há um funcionário dentro da empresa melhor qualificado para a vaga que está em aberto e a contratação passa a ser para um outro cargo de menos relevância.

Definida esta primeira etapa, vem a segunda dica que é ter extremo cuidado na contratação do novo funcionário. Contratar às pressas é um dos principais erros, pois são nestas ocasiões que as empresas contratam de forma equivocada. Verifique o que a vaga exige e o que os candidatos oferecem de conhecimento profissional para saber qual é o mais indicado.



Outra dica importante é saber onde irá procurar o próximo funcionário. As empresas gastam tempo e dinheiro com empresas de recrutamento ou com anúncios em jornais de classificados, quando dentro da própria empresa tem um funcionário que poderia lhe dar uma boa indicação. Ou na própria região onde a empresa está situada, há profissionais que se enquadram perfeitamente na vaga em aberto, por isso é bom que a empresa esteja atenta na hora de divulgar suas vagas em aberto.

A empresa deve investir na entrevista do empregado, não pressionando-o com perguntas difíceis, mas querendo saber se ele realmente tem o perfil ideal para a vaga em aberto, explicando para ele que isso é importante para a empresa e para o próprio candidato. Sendo claro e objetivo com o candidato à vaga, o recrutador estará mais seguro de ter sucesso em sua contratação.

E, por fim, a empresa precisa ficar atenta às referências, sejam profissionais ou pessoais, pois como é um novo funcionário que estará entrando para as dependências da empresa, cautela nunca é demais.

Por Russel



Post Comment