Como reduzir o estresse no trabalho



  

A rotina diária pode afetar o profissional negativamente e desenvolver o estresse, mas com algumas atitudes e sabendo lidar com as situações é possível evitá-lo.

Existem várias formas de reduzir o estresse no trabalho, mas antes de começar a colocar estas dicas em prática é bom lembrarmos que cada pessoa é de um jeito e que algumas conseguem ver os resultados logo nos primeiros dias, mas outras precisam de bem mais tempo para se verem livres do estresse no trabalho.

A primeira dica, tão conhecida de todos, é "respirar fundo", mas que mesmo sendo tão popular é também tão esquecida. Naquele momento em que o telefone toca, chega um e-mail urgente, o chefe está chamando você em sua sala e o serviço está todo atrasado e você sente aquela vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, é hora de fazer justamente o contrário, ou seja, parar de fazer tudo que estiver sendo feito e respirar fundo, não só uma, mas várias vezes! A respiração correta ajuda a reduzir a pressão sanguínea, alivia o estresse e ajuda o cérebro a trabalhar melhor.

Importante também é rever os hábitos alimentares, pois a alimentação tem grande influência no estresse. Nada de ficar tomando cafezinho o tempo todo e muito menos fumando! Procure levar frutas para comer no período da manhã e também à tarde e tanto pode ser um maracujá como também uma maçã, uma banana, uma laranja, as frutas são sempre muito bem-vindas quando se trata de ajudar o organismo.
Reveja também a sua vida, se você é uma pessoa muito acomodada e não vem praticando atividade física. Basta uma caminhada diária, andar de bicicleta nos finais de semana, sair para correr com os amigos, ou para uma partida de futebol, que você vai mandar o estresse para bem longe. A atividade física vai resultar lá no seu ambiente de trabalho, com você tendo mais disposição e menos estresse.



A música também é uma ótima maneira de reduzir o estresse no ambiente de trabalho, se for possível, coloque uma música em um volume bem baixinho e que seja um estilo musical mais suave, isso vai ajudar a acalmar os nervos.

E perca aquela velha mania de achar que você precisa ser o “super-homem”, resolvendo todos os problemas em tempo hábil e socorrendo os problemas dos colegas do trabalho. Todos nós temos limites, por isso trate de descobrir quais são os seus, porque quem trabalha acima da capacidade irá trabalhar sempre estressado.

Por Russel



Post Comment