Programa Mais Médicos será ampliado até 2026



  

Mais estrangeiros serão contratados pelo Programa até o ano de 2026.

Quem acompanha o noticiário sabe que a finalidade do projeto Mais Médicos é beneficiar pessoas em risco e que não têm acesso à saúde e à medicação tanto preventiva quanto remediativa. Por esse motivo, o ministro da Saúde Arthur Chioro, divulgou recentemente que pretende expandir o projeto em mais municípios contratando mais médicos até o ano de 2026.

A maioria desses médicos a serem contratados serão estrangeiros e os interessados já poderão correr atrás de inscrições.

O prazo para inscrição ainda não foi divulgado, e a conclusão da residência das primeiras turmas em cursos de Medicina a partir deste ano de 2015 já serão adaptadas às mudanças previstas pelo programa para facilitar a inclusão.

Atualmente, há um número médio de 18.240 profissionais da medicina atuando no projeto Mais Médicos. Desse número total disponível, 11.429 são médicos cubanos que foram contratados através de um convênio com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), além de 1.537 profissionais formados no exterior e 5.274 profissionais exclusivamente brasileiros.



Os profissionais integrantes desse programa chegaram a atender mais de 4.058 municípios, sendo que desses 73% do total eram de cidades brasileiras. O ministro relata que a adesão ao Mais Médicos não é obrigatória, e que a vontade tem que ser voluntária, partir do desejo de cada um.

Mesmo com a expansão do projeto, havia antes muitas comunidades que ainda não eram beneficiadas com o Mais Médicos, como a Comunidade Indígena Malacacheta na cidade de Roraima, que deixou de depender da capital hoje em dia e a população vem crescendo muito. Os hospitais sempre lotados são uma prova disso.

Com os médicos atendendo às Comunidades, várias doenças desde as mais simples às mais complexas podem ser tratadas diretamente na comunidade sem o paciente precisar se deslocar até um hospital, por exemplo, mas tudo isso ainda depende de recursos disponíveis tanto da comunidade quanto do programa.

Por Daniela Almeida da Silva



Post Comment