Abono Salarial – Quem tem Direito e Regras para Pagamento

Confira aqui detalhes sobre o Abono Salarial PIS/PASEP.

O Abono Salarial é um benefício que tem o valor de um salário mínimo e é disponibilizado a todo trabalhador que tenham mais de 5 anos de inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) e recebam remuneração mensal de até 2 salários mínimos.

O PIS é o cadastro para celetistas (trabalhadores de carteira assinada) e é de competência da Caixa Econômica Federal, cabendo a esta instituição a administração do benefício, assim como o PASEP é um benefício de direito do trabalhador que é servidor público e é de competência do Banco do Brasil. Ambas as instituições ficam responsáveis por administrar, estipular datas e agendamentos, bem como efetuar o pagamento dos respectivos benefícios.

O trabalhador que tenha 5 anos de cadastro no PIS/PASEP, tenha trabalhado no mínimo 30 dias ou recebido até dois salários mínimos no ano anterior (2014), terá direito ao benefício do abono salarial PIS/PASEP referente ao período de 2014/2015, desde que a empresa para a qual trabalha ou trabalhou o tenha inscrito na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

O pagamento iniciou desde o mês de julho deste ano e vai até junho do ano seguinte. O calendário pode ser conferido nas agências ou pela internet. Empregadas domésticas e profissionais liberais não tem direito ao benefício, pois não estão vinculados a uma pessoa jurídica, assim como os demais trabalhadores que se enquadram nesta situação também não tem direito de receber o benefício.

A partir do ano que vem, os beneficiários do período 2015/2016 passarão a receber de acordo com as novas regras impostas pelo Governo Federal.  A partir deste período, quem tiver trabalhado um período inferior a 6 meses não terá mais direito ao abono salarial. Ou seja, será necessário ter trabalhado no mínimo 6 meses consecutivos no ano anterior e não apenas 30 dias como é até então.

LILIAN JEANE SANTOS DE OLIVEIRA

Compartilhe

Posts Recentes

Contabilizei abre Novas Vagas de Emprego 2024

Contabilizei abre 100 novas vagas de trabalho em diversas áreas. Confira aqui mais detalhes sobre… Leia Mais

Itaú realiza Cursos de Empreeendedorismo Gratuito para Mulheres

Cursos Gratuitos do Itaú Mulher Empreendedora estão com inscrições abertas. Confira aqui mais detalhes. No… Leia Mais

Eurofarma Anuncia Novas Vagas de Emprego em Expansão pelo Brasil

A Eurofarma, reconhecida multinacional brasileira com atuação em 22 países e mais de 50 anos… Leia Mais

Concurso do Ministério do Planejamento Oferece 100 Vagas

Uma oportunidade de carreira promissora se apresenta para profissionais de diversas áreas com o anúncio… Leia Mais

Impulsionando Carreiras: vagas de Estágio e Aprendizagem do CIEE no Ceará

No mundo dinâmico e competitivo de hoje, a busca por uma carreira sólida começa cedo.… Leia Mais

Novo Concurso da Anvisa 2024 – Vagas e Inscrição

Anvisa realiza novo concurso público com vagas de nível superior. Confira aqui mais detalhes. A… Leia Mais