O que não pode faltar em uma Semana Pedagógica?



  

A semana pedagógica acontece na primeira semana do ano letivo e é destinada a coordenadores e professores que integram a escola. Nessa semana é discutido o planejamento escolar, bem como é introduzido os novos professores ao ambiente de trabalho, colegas e sua gestão. Também são apresentados ao PPP (Projeto Político Pedagógico), documento que define os caminhos para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos.

Na maioria das Instituições de Ensino, essa semana acaba passando em branco, ou são usadas de maneira inadequada, gastando um tempo com debates sem fundamentos e poucos usuais no dia-a-dia escolar. Vamos aqui dar dicas de como construir uma semana pedagógica interessante e eficaz.

É necessário começar com o planejamento da Semana. Reúna os gestores da escola e se atente a:

– Montar o calendário escolar;

É importante monta-lo em cima do calendário de programação oficial da Secretária de Educação. Encaixe as datas de aulas regulares, aulas especiais, reunião de pais e professores, reunião dos Conselhos da escola, votação de representantes de sala, feira de ciências e outros eventos que a sua escola costuma fazer.

– Consolidar os dados da escola;

Faça uma planilha com os dados referentes a escola, como matrículas, taxas de aprovações, resultados de provas, etc.

– Planejar o tempo;

Planeje a semana inteira e suas atrações e necessidades para que tudo saia como planejado durante a realização da Semana Pedagógica.

– Organizar o espaço do evento;

Encontre o melhor local na escola para a realização do evento, de forma que todos se sintam acolhidos. É muito importante para o primeiro contato com a escola que os professores se sintam bem no local de trabalho, e isso começa com a Semana Pedagógica.



– Cuidar da alimentação que será oferecida;

Para que os professores e auxiliares pedagógicos possam participar da Semana Pedagógica é necessário que se pense em refeições que serão oferecidas entre uma atividade e outra. Planeje um café da manhã ou almoço, dependendo do horário marcado para as atividades.

Algumas pautas interessantes para o evento são:

– Integração dos professores antigos e novos;

– Análise dos dados do ano anterior;

– Ajustes no PPP;

– Calendário escolar;

– Turmas que serão lecionadas por quais professores e seus desafios;

– Planejamento Geral;

– Formação continuada;

– Avaliação Institucional e da equipe.

Evite debates e dinâmicas que tenham conteúdos motivacionais. Eles são cansativos e não trazem novidades. Busque escutar o que os professores têm a dizer e integralize os assuntos relevantes à programação.



Post Comment