A importância da interação entre Diretor e Coordenador Pedagógico



  

Diretor e coordenador pedagógico possuem um importante papel na gestão da Instituição de Ensino. É preciso estabelecer uma relação de parceria e trabalho em equipe, a fim de buscar os melhores resultados para a Instituição. Por isso, é essencial planejar e organizar uma rotina com reuniões periódicas e, analisar, juntos, os desafios enfrentados pela Instituição.

As reuniões podem ser consideradas uma das principais maneiras para consolidar a relação profissional entre o diretor e o coordenador pedagógico. É preciso conhecer ambos os lados e, assim, encontrar estratégias e melhorias de acordo com o ponto de vista de cada um.

Os encontros devem ser programados na semana, com o dia e horário fixo, para estabelecer uma rotina comum e encontrar uma agenda conjunta. Nas reuniões podem ser estabelecidas as pautas do calendário escolar, ou seja, viabilizar a logística interna da Instituição, com o intuito de adequar os dias de aula, entrega de notas, feriados, entre outros assuntos.



A revisão do projeto pedagógico também é um assunto que deve fazer parte da rotina. O documento traz os objetivos da Instituição e os meios para alcançá-lo. Desta forma, é fundamental estabelecer metas, revisar o planejamento e ajustar as mudanças que devem ser realizadas.

Geralmente, cabe ao coordenador sistematizar o desempenho dos estudantes e o progresso das turmas e ao diretor cuidar da parte das questões extraclasse. Por isso, ambos precisam discutir, analisar e encontrar a melhor direção para a Instituição de Ensino.

Além disso, o trabalho em equipe deve ser desenvolvido junto a Secretaria de Educação. É preciso manter a sinergia e o diálogo, principalmente. As orientações devem ser discutidas pelos gestores, para que haja um consenso sobre as medidas a serem tomadas. Também devem ser conhecidas as necessidades cada profissional e, assim, fazer uma interlocução entre todos.

Desta forma, a interação entre diretor e coordenador pedagógico é fundamental, para articular e encontrar melhorias para a Instituição de Ensino. A relação não deve ser baseada apenas nos encontros de intervalos entre as aulas, muito mais do que isso, é preciso estabelecer um bom trabalho em dupla, estendendo a toda equipe e, desta forma, favorecer o crescimento da Instituição. 



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