Empregos no DETRAN – Como Trabalhar no Departamento Estadual de Trânsito

  

Saiba aqui como trabalhar no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – é um órgão presente em todos os estados do país, com atuação nas 27 unidades federativas. Descubra como trabalhar no DETRAN e aproveitar as vagas!

Para garantir uma vaga em qualquer Departamento de Trânsito Estadual e conseguir trabalhar, existem quatro formas. A principal é ser aprovado em um concurso público do órgão, mas muitos profissionais atuam através de programas sociais, como o Jovem Aprendiz, com a contratação de empresas terceirizadas, ou sendo um profissional autônomo.

As principais atividades exercidas pelo órgão são na questão burocrática da documentação de condutores e veículos e propagandas didáticas de conscientização para motoristas.

A primeira via da habilitação, permissões para dirigir, segunda via da CNH e consulta aos pontos da carteira de motorista são os principais serviços prestados pelo departamento. Além disso, a veiculação de campanhas, criação de eventos e programas permanentes voltados tanto quanto para o condutor como para os passageiros, são meios de disseminar regras e cuidados no trânsito, que também é de responsabilidade do DETRAN.

A documentação da frota rodoviária brasileira é de responsabilidade do órgão, visto que qualquer transferência de veículo, licenciamento e pesquisas de débito são realizados em qualquer Departamento de Trânsito.

Em todo país são realizados concursos públicos para o preenchimento de vagas para a carreira dentro do DETRAN. Os editais são publicados periodicamente no Diário Oficial dos Estados e veiculados em páginas da internet especializados em concursos e empregos.




Boa parte das vagas que necessitam de nível superior são voltadas para o cargo de advogado e analistas de sistemas, enquanto os assistentes técnicos, agentes de trânsito e técnicos administrativos necessitam apenas de uma formação de nível médio. Em São Paulo, os salários dos funcionários de nível médio e superior variam de R$ 1.800,00 a R$ 4.500,00.

Os concurseiros são submetidos a provas de português, legislação de trânsito, educação no trânsito, noções de informática, raciocínio lógico e conhecimentos específicos.

A forma mais fácil de trabalhar no DETRAN seria através de empresas terceirizadas, prestadoras de serviços em qualquer unidade do Departamento de Trânsito da federação, realizando serviços em diversas atividades. A maior parte dessas vagas é destinada a auxiliares de serviços gerais. Existe também a demanda por pessoal no setor administrativo, sendo que a contratação é baseada no regime da CLT.

Outra possibilidade é ser um profissional autônomo, um despachante. Sem nenhum vínculo empregatício, que apenas usam o espaço cedido pelo órgão, realizando atividades relacionadas a documentação de veículos e condutores. A liberação e a agilidade na entrega de documentos acontecem pela cobrança de taxas determinadas.

O Jovem Aprendiz seria também uma das opções, oferecendo o ingresso de jovens entre 14 e 24 anos que realizam jornadas de trabalho entre 4 e 6 horas no órgão.

Se você se interessou confira abaixo alguns dos sites do Detran de alguns estados. Lembre-se que o Detran está presente em todos estados.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment