Headhunter – O Que é e Para que Serve

  

Entenda a carreira e conheça um pouco sobre a profissão de Headhunter.

A palavra headhunter parece ser mais um desses termos em inglês que estão em alta no mundo de negócios, mas não é apenas isso. Ao pé da letra, a tradução diz “caçador de cabeças” e a ideia é bem essa mesmo: procurar pelas melhores mentes.

A função do headhunter é achar os melhores profissionais do mercado para fins executivos. Claro que para tanto, é essencial que o headhunter tenha pleno domínio sobre o negócio da empresa para a qual está caçando, além de saber identificar as necessidades da instituição a fim de casá-las com o perfil do profissional a ser recrutado. Em outras palavras, o headhunter serve como uma ponte – ou mediação – entre os tops do mercado e as empresas que desejam obtê-los em suas equipes.

Outros pontos a serem muito bem definidos e avaliados pelo headhunter são questões acerca do cargo e/ou função cujo profissional procurado vai exercer, pois para que a contratação seja saudável, produtiva e lucrativa, existe a necessidade de que a expectativa da empresa e do candidato sejam complementares.

Então um headhunter é um recrutador?




Não. Um headhunter é muito mais que um recrutador, pois ele possui um networking, sabendo onde encontrar quem para o quê. Não é como no caso do recrutamento, em que o candidato procura a vaga e é analisado para assumi-la ou não. O headhunter procura a pessoa e propõe o cargo ou vaga, independente da situação desse sujeito. Existem casos, inclusive, nos quais o headhunter propõe benefícios, vantagens e/ou pagamentos para que o “caçado” aceite a proposta, no caso de estar empregado ou prestando serviço para outra empresa.

Não existe uma formação específica para ser um headhunter. Isso advém de experiências, feeling e contatos, além da persuasão necessária para fazer boas negociações. É importante lembrar que um headhunter não faz cobrança de taxas ou dá cursos, ele é contratado pela empresa que procura um determinado perfil profissional para determinado posto. Portanto, não se deixe enganar por falsas promessas de pessoas que afirmam executar essa função, cobrando algo em troca do oferecimento de melhores colocações no mercado.

Carolina B.

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment