Trabalho em Casa – Dicas de Como Melhorar a Produtividade em Home Office



Saiba aqui como melhorar a sua produtividade no trabalho em Home Office.

Com a disseminação do Covid-19 muitas empresas colocaram os seus funcionários para trabalhar no sistema de trabalho chamado de home office, de forma remota, para que, desta maneira, consiga diminuir as chances dos seus colaboradores ficarem expostos ao coronavírus.

Mas ainda há quem já está nesta nova forma de trabalho, mas ainda não conseguiu se adaptar e tem percebido queda em sua produtividade. Para colaborar nesta nova rotina, preparamos um artigo com 5 dicas para se manter a produtividade em home office.



1 – Comunicação

É preciso ter um diálogo direto com os superiores da empresa pra saber quais possíveis mudanças que possam ocorrer neste período de trabalho home office. As reuniões realizadas de forma online também colaboram para manter tanto o ritmo do trabalho, quanto a alta produtividade dos funcionários. Os líderes da companhia também precisam estar a disposição para auxiliar nas possíveis dúvidas de seus funcionários, bem como no compartilhamento de novidades e informações. Mas, os colaboradores também precisar manter a comunicação e o contato diretamente com os seus superiores, de forma a sempre repassar qual tarefas está sendo realizada no momento, bem como é o prazo de entrega de cada uma delas.

2 – Disciplina

O maior desafio para quem nunca trabalhou no sistema home office é programar uma rotina. A primeira dica é manter o horário que se faria na empresa, bem como o mesmo comportamento. Não trabalhar de pijama e se trocar como se estivesse indo para o escritório é um dos pontos principais. Outra sugestão é escolher um lugar da casa para compreender que, temporariamente, esse é o seu ambiente de trabalho. Com todas estas ações você mostrará ao seu cérebro que este não é um momento de lazer. Não se esqueça de preparar a sua agenda conciliando com as outras pessoas da família, com inclusão das crianças, que também estão em casa.



3 – Flexibilidade

O ideal é não se desesperar e se flexível consigo mesmo, lembrando que esta situação que estamos passando é por um tempo, de emergência e que o ideal é cuidar da área pessoal, mas dando continuação ao operacional. Depois que tudo isso passar, tenha certeza de quem tiver um bom desempenho nesta fase, com alta produtividade, será visto de forma diferente pela empresa.

4 – Operacional

É preciso que o colaborador organize a sua casa, teste os programas que precisará utilizar, além de ter a infra estrutura para trabalhar no sistema home office. Um dos pontos que se precisa combinar com a empresa é se o próprio notebook ou pc será utilizado ou a peça da empresa será emprestada. Mas, é preciso reforçar que a responsabilidade de fornecer os materiais e os meios de trabalho para o funcionário realizar o trabalho em casa é da empresa. Mas cabe ao funcionário comunicar a companhia caso precise de algum equipamento, suprimento ou tenha algum problema.

A sugestão é improvisar o espaço e os móveis com o que se tem em casa, que, na maioria das vezes é diferente e não tem a mesma estrutura do que a empresa

5 – Planejamento

Uma outra boa dica para manter a produtividade é realizar um planejamento das tarefas que você tem que realizar diariamente, montar a sua agenda, bem como quais metas você precisa fazer de forma prioritária, dessa forma, dividindo bem o seu tempo. Seja rígido com você mesmo e cumpra o que se prometeu! Mas também é preciso que a empresa seja compreensiva com algumas dificuldades que possa surgir por conta dos seus colaboradores, já que esse é um sistema de trabalho que talvez seja novo para muitas pessoas. O celular deve ficar distante e a televisão desligada para que, deste forma, você não distraia com eles.

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *