Pagamento Abono Salarial PIS Pasep 2022 – Quem tem Direito, Valor, Como Sacar


Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do Abono Salarial PIS Pasep 2022.

Agora que a Caixa Econômica Brasileira liberou a consulta do saldo do abono salarial, ou seja, o PIS e Pasep, por meio de seus aplicativos, ficou bem mais fácil para o Brasileiro ter acesso a consultas sobre esse dinheiro que é tão aguardado pela população.


É isso mesmo, o tão aguardado PIS e Pasep começa a ser depositado a partir do dia 8 do mês de fevereiro. Dessa forma, o prazo para que possa ser sacado é até o dia 29 do mês de dezembro.


Com isso, a partir desta terça-feira, 1 de fevereiro, é possível que milhões de brasileiros possam consultar informações sobre o PIS/Pasep em aplicativos como Caixa Tem ou Caixa Trabalhador. Além disso, é possível que o beneficiário realize sua consulta através de outro aplicativo, que é o Carteira de Trabalho Digital. Vale ressaltar que tais aplicativos estão disponíveis tanto para o sistema Android quanto para o iOS. Também dá para consultar o valor por meio do 158, o número de contato especializado para realizar esse atendimento.


Dessa maneira, os beneficiários que trabalham em empresas de iniciativa privada terão o início dos pagamentos do abono salarial na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro. Por outro lado, o depósito para os servidores públicos acontecerá na próxima semana, no dia 15 de fevereiro.


Conforme a Caixa ressaltou, estima-se que será pago a aproximadamente 23 milhões de cidadãos brasileiros cerca de quase 22 bilhões de reais no total, ou seja, para o PIS e Pasep. Para a maior parte dos beneficiários, que correspondem a pouco mais de 20 milhões de brasileiros, serão destinados cerca de 20 bilhões para o pagamento do PIS, enquanto os demais 2 bilhões são para os beneficiários do Pasep.

Há inúmeras dúvidas a respeito de quem pode receber o PIS/Pasep. Dessa forma, se este é o seu caso, não deixe de conferir as orientações que seguem, para não deixar passar, caso possua esse direito.

Pois bem, para o recebimento do abono salarial, a primeira exigência é que se esteja cadastrado no PIS por no mínimo 5 anos; a segunda exigência é que se tenha recebido durante o ano de 2022, cerca de até dois salários mínimos por mês; a terceira exigência é ter sido empregado por uma pessoa jurídica por no mínimo 30 dias, sendo que em alguns casos pode ser necessária uma apuração; a última exigência é que o empregador tenha fornecido os dados do trabalhador de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais.

Outra dúvida bastante recorrente é sobre qual o valor do abono salarial que será depositado. Sabe-se que nesse caso, há particularidades, isso porque, aqueles que trabalharam durante 12 meses, ou seja, um ano completo, recebem no total um valor aproximado de R$ 1.200,00. Mas há pessoas que têm direito ao PIS, no entanto, não trabalharam os 12 completos. Sendo assim, é necessário consultar a situação em um dos aplicativos demonstrados acima, uma vez que o valor irá variar em função da quantidade de meses trabalhada.

As pessoas costumam se confundir com o mês em que será realizado o pagamento, já que o calendário é de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Por isso, essa é mais uma razão para realizar a consulta e não se perder em meio a tantas datas. Isso pode virar uma bola de neve, especialmente quando várias pessoas em uma mesma família tem o direito ao recebimento. Mas calma! O dinheiro fica disponível para ser sacado até o final de dezembro. No entanto, os brasileiros aguardam tanto pelo PIS que é bastante difícil que isso aconteça.

Pelo fato dos beneficiários do PIS serem trabalhadores que recebem no máximo 2 salários mínimos, isso implica que esse dinheiro é bastante aguardado, especialmente com a grande desvalorização do real. Dessa forma, os brasileiros usam esse montante para quitar dívidas antigas ou destinar a outros planos.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.