Como lidar com a frustração e desmotivação no trabalho?

Confira como lidar com a frustração no trabalho e a insatisfação profissional

A frustração geralmente ocorre quando você se sente preso ou incapaz de seguir adiante de alguma forma. Isso pode ser causado por um colega bloqueando seu projeto favorito, um chefe que está muito desorganizado para chegar a tempo em sua reunião, ou simplesmente estando em espera ao telefone por um longo tempo.

Seja qual for o motivo, é importante lidar rapidamente com sentimentos de frustração, pois eles podem facilmente levar a emoções mais negativas, tais como a raiva.

Aqui estão algumas sugestões para lidar com a frustração

1. Pare e avalie

Uma das melhores coisas que você pode fazer é parar mentalmente, e olhar a situação. Pergunte-se por que você se sente frustrado. Escreva-o e seja específico. Depois pense em uma coisa positiva sobre sua situação atual. Por exemplo, se seu chefe está atrasado para sua reunião, então você tem mais tempo para se preparar. Ou, você poderia aproveitar este tempo para relaxar um pouco.

2. Encontre algo positivo sobre a situação

Pensar em um aspecto positivo de sua situação muitas vezes o faz olhar para as coisas de uma maneira diferente. Esta pequena mudança em seu pensamento pode melhorar seu humor. Quando são as pessoas que estão causando sua frustração, provavelmente não estão fazendo isso deliberadamente para aborrecê-lo. E se é algo que está incomodando você – bem, certamente não é pessoal! Não se zangue, apenas siga em frente.

3. Lembre-se da última vez que você se sentiu frustrado

Na última vez que você se sentiu frustrado com algo, as coisas voltaram ao normal depois de um tempo, certo? Seus sentimentos de frustração ou irritação provavelmente não ajudaram a resolver o problema, ou seja, relaxe, siga adiante e fuja desses sentimentos.

O que fazer quando ficar desmotivado?

A automotivação é um elemento chave para trabalhar de forma mais eficiente. Entretanto, há várias situações inesperadas em nosso cotidiano que podem nos deixar desmotivados em algum momento.

Isto é muito comum em nossa vida diária, especialmente para pessoas que não gostam do que fazem para viver ou mesmo para aquelas que trabalham em casa, já que pode ser difícil se motivar quando você se sente só.

A maior questão aqui é que o sentimento desmotivado pode nos fazer desistir e pode ser o primeiro de uma série de erros que cometemos ao longo de nossa jornada profissional. É por isso que é importante aprender como se motivar.

Estar no controle de nossos pensamentos e saber o que fazer quando estamos desmotivados pode nos ajudar a melhorar diferentes situações, sejam elas pessoais ou em nossas carreiras.

Não levando em conta fatores externos, você precisa aprender a se encorajar para ter o melhor resultado possível.

Sabemos que a jornada profissional tem muitos solavancos pelo caminho, mas você não precisa desistir logo na primeira pedra que encontrar pelo caminho.

Algumas ideias para combater a desmotivação:

– Estabeleça um objetivo;
– Mude o foco do que você está pensando;
– Faça escolhas diferentes sempre que necessário;
– Não tenha medo de cometer erros;
– Aprenda algo todos os dias;
– Mantenha-se positivo;
– Invista em diferentes passatempos;
– Utilize técnicas de coaching;
– Conheça pessoas de sucesso;
– Acredite em si mesmo;
– Recompense-se;
– Não se compare com os outros;
– Ajude as outras pessoas;
– Meça seus resultados.

Por que a satisfação profissional é importante?

A satisfação profissional é definida como o grau em que um funcionário se sente motivado e satisfeito com seu trabalho. Ela acontece quando um funcionário sente que está tendo estabilidade no emprego, crescimento na carreira e um equilíbrio confortável na vida profissional.

Um funcionário satisfeito é sempre importante para uma organização, uma vez que ele/ela visa oferecer o melhor de sua capacidade. Todo funcionário quer um forte crescimento na carreira e equilíbrio na vida profissional. Se um funcionário se sente feliz com sua empresa e trabalho, ele procura retribuir à empresa com todos os seus esforços.

A importância da satisfação no trabalho pode ser vista de duas perspectivas:

Para os Funcionários

A satisfação profissional do ponto de vista do funcionário é ganhar um bom salário, ter estabilidade no emprego, ter um crescimento constante na carreira, obter recompensas e reconhecimento e ter constantemente novas oportunidades.

Para os Empregadores

Para um empregador, a satisfação profissional de um funcionário é um aspecto importante para obter o melhor deles. Um empregado satisfeito sempre contribui mais para a empresa, ajuda a controlar o atrito e ajuda a empresa a crescer. Os empregadores precisam assegurar uma boa descrição do trabalho para atrair funcionários e constantemente dar oportunidades aos indivíduos de aprender e crescer.

Os efeitos positivos da satisfação profissional incluem:

1. Mais eficiência dos funcionários se eles estiverem satisfeitos com seu trabalho;

2. Maior lealdade, levando a um maior comprometimento;

3. Maiores lucros para as empresas;

4. Alta retenção de funcionários (diminuição do turnover).

Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments

  1. Obrigado pelas ótimas dicas. Disciplina e automotivação são importantes para superar a barreira do trabalho em home-office.

  2. Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Siga-nos pois todos os dias estamos postando artigos com dicas de trabalho, liderança e motivação. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.