Muitas empresas perceberam que as recompensas monetárias não podem mais ser tratadas como um meio de motivação dos funcionários.
A humanização das empresas é uma tendência importante e cada vez mais presente nas organizações que pensam no futuro, de acordo com as necessidades do mercado. A comunicação é uma das melhores formas de humanizar uma empresa, pois ela conecta as pessoas a um único objetivo.
Ao encorajar o desenvolvimento das pessoas, você cria um ambiente mais colaborativo, onde a conexão com o objetivo está presente.
Quando o foco está apenas no retorno financeiro, não importando as horas extras ou as condições de trabalho, aumenta a insatisfação dos funcionários e o desinteresse, além de reduzir a produtividade.
Com o número cada vez maior de “millennials” na força de trabalho atual, as organizações precisam cultivar uma liderança humanitária para realmente perdurar no longo prazo. A seguir estão alguns dos meios eficazes que os gerentes e líderes executivos podem empregar para humanizar a liderança:
Qualquer organização humanizada promove a igualdade e a diversidade no local de trabalho. Para garantir isso, os líderes devem criar um comitê que defenda a contratação equitativa. Os empregos devem ser oferecidos a um grupo diversificado de aspirantes qualificados, incluindo mulheres, homossexuais, afrodescendetes, minorias, entre outros, e os gerentes devem considerar suas candidaturas com igualdade e perspectiva imparcial.
A comunicação eficaz é a chave para uma liderança de sucesso. Ao contrário do modelo hierárquico que cria uma lacuna de comunicação entre diferentes níveis de gestão, a liderança humanitária visa reduzir esta lacuna e conduzir uma troca justa de informações entre o nível associado e executivo.
A liderança eficaz é definida não apenas pela forma como os líderes estrategizam as metas e guiam a organização em direção a elas, mas também pela forma como escutam os funcionários. Isto não só fortalece a comunicação entre os funcionários e os líderes, mas também incute confiança nos funcionários em relação à sua alta administração. Quando os líderes lhes emprestam seus ouvidos, os meandros das funções organizacionais são comunicados de forma transparente à alta gerência que, de outra forma, permaneceria desatendida.
A maneira como os “millennials” percebem o equilíbrio trabalho-vida é muito diferente das gerações mais velhas. Segundo um estudo realizado pela Fidelity Investments, mais de 50% dos funcionários milenares optam pela qualidade da vida profissional em detrimento das recompensas financeiras. Outro estudo indica um rápido aumento entre os milenares pela necessidade de ganhar exposição internacional no trabalho.
Para contornar a perda de clientes, fornecedores e rotatividade de funcionários, a gestão humanizada surgiu como uma solução interessante e eficaz.
1. Princípio de Segurança
Ao atuar dentro deste novo modelo de gestão, as organizações devem criar ambientes de trabalho onde as pessoas se sintam motivadas e livres de ansiedade, medo de perdas econômicas ou da sensação de que podem ser substituídas a qualquer momento.
2. Princípio da Eqüidade
Deve haver uma forma justa e coerente de avaliar as condições dos funcionários, bem como de valorizar o patrimônio e compartilhar os lucros de uma organização, de acordo com a contribuição realista e genuína de cada funcionário.
3. Princípio de Autonomia
Para que os funcionários se sintam seguros e possam agir com autonomia, é vital que a organização os encoraje a desenvolver suas habilidades.
4. Princípio da Democracia
As empresas precisam de líderes que guiem conscientemente seu trabalho, dando liberdade para que os funcionários possam participar da tomada de decisões e expressar livremente sua opinião.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?