Como a tecnologia pode melhorar o bem-estar no trabalho?

Quais são os benefícios da tecnologia no trabalho?

Você consegue imaginar um mundo sem tecnologia? Hoje, tudo o que fazemos é regido por ela, mesmo as coisas mais pequenas e, sem dúvida, graças a ela, vários processos foram simplificados ao longo do tempo, especialmente no trabalho.

A tecnologia mudou a dinâmica do local de trabalho, permitindo o acesso remoto com um clique a tudo, desde e-mails, chamadas em conferência e servidores.

Embora isto tenha tornado a vida profissional mais ágil, também criou uma cultura de trabalho “sempre ativa”, deixando muitos funcionários lutando para alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Isto pode ter implicações na saúde física e mental dos trabalhadores, o que, por sua vez, tem um impacto negativo no absenteísmo, na produtividade e na retenção.

Entretanto, a tecnologia utilizada da maneira correta pode ajudar a facilitar uma força de trabalho mais saudável e mais feliz.

Veja como a tecnologia pode ser usada para aumentar o bem-estar dos trabalhadores:

1. Foco no cuidado preventivo

A tecnologia encoraja os funcionários a adotarem uma abordagem pró-ativa em vez de reativa à sua saúde. Com a tecnologia relacionada à saúde, o ônus é o indivíduo tomar ações positivas e controlar seu próprio bem-estar, em vez de ser um receptor passivo de cuidados definidos e prestados por prestadores de saúde.

2. Abordagem personalizada do bem-estar

A tecnologia permite uma abordagem mais personalizada da saúde e do bem-estar. Um funcionário pode sofrer altos níveis de estresse – e pode se beneficiar de um aplicativo de meditação – enquanto o aumento dos níveis de aptidão física pode ser prioridade para seu colega – no qual os rastreadores de atividades seriam o caminho certo.

3. Cria uma rede de apoio

A tecnologia, para muitos, é um meio de se conectar socialmente com seus pares. Os empregadores podem tirar proveito desta associação e aplicá-la no local de trabalho para incentivar estilos de vida mais saudáveis – escolhas.

4. Confidencialidade

Para muitos funcionários sua saúde – particularmente sua saúde mental – é um assunto privado e a ideia de falar sobre assuntos a um empregador pode ser assustadora. De acordo com a Pesquisa Global de Atitudes de Benefícios 2018 da Willis Towers Watson, um em cada dois (45%) funcionários não se sentiriam à vontade para revelar questões de estresse ou ansiedade a seu gerente.

5. Percepção valiosa

Tecnologias relacionadas à saúde coletam uma grande quantidade de dados, que podem fornecer uma visão inestimável para os empregadores. Os dados gerados pelos funcionários podem ajudar as empresas a adotar uma abordagem estratégica aos programas de saúde e bem-estar.

Compartilhe

Posts Recentes

Novas Vagas de Emprego nas Lojas Americanas 2023

Americanas anuncia abertura de 300 novas vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais

Programa de Estágio Rodobens 2024 – Vagas, Inscrição, Requisitos

Rodobens promove Novo Programa de Estágio 2024. Inscrições podem ser feitas até o dia 12… Leia Mais

Ale Combustíveis abre Vagas de Estágio e Aprendiz 2024

A busca por oportunidades profissionais é uma jornada empolgante, e a ALE Combustíveis está oferecendo… Leia Mais

Bradesco anuncia 156 vagas e cursos gratuitos para vários Estados

O Bradesco, reconhecido como um dos principais grupos financeiros do Brasil, está oferecendo um leque… Leia Mais

Concurso INSS 2024 oferta vagas para Peritos Médicos

O anúncio recente de um novo concurso do INSS para 2024 marca um passo significativo… Leia Mais

Trabalho na Solar Coca-Cola – Vagas Abertas 2023

Solar Coca-Cola anuncia abertura de 240 vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais