Você sabe o que são “soft skills”? Veja como destacar as suas

Definição e Exemplos de Soft Skills

As “soft skills” são habilidades não técnicas que se relacionam com a forma como você trabalha. Elas incluem como você interage com os colegas, como você resolve problemas e como você administra seu trabalho.

As soft skills incluem habilidades interpessoais, de comunicação, de escuta, gerenciamento de tempo e empatia, entre outras. Elas estão entre as principais habilidades que os empregadores buscam nos candidatos que contratam, porque as soft skills são importantes para praticamente todos os trabalhos.

Os gerentes de contratação geralmente procuram candidatos com habilidades sociais porque tornam alguém mais bem-sucedido no local de trabalho. Alguém pode ser excelente com habilidades técnicas específicas, mas se não puder gerenciar seu tempo ou trabalhar em equipe, pode não ser bem-sucedido no local de trabalho.

Outra razão pela qual os gerentes de contratação e os empregadores procuram candidatos com habilidades sociais é que elas são transferíveis e podem ser usadas independentemente do trabalho da pessoa. Isso torna os candidatos com habilidades sociais muito adaptáveis ??e flexíveis.

As habilidades sociais são particularmente importantes em trabalhos baseados no cliente. Quem está em contato direto com clientes devem possuir várias habilidades sociais para poder ouvir o cliente e fornecer a ele um serviço prestativo e educado.

Mesmo que você não esteja em uma função voltada para o cliente, você precisa ser capaz de se dar bem com colegas de trabalho, gerentes, fornecedores e outras pessoas com quem você interage no trabalho.

Quais são os tipos de Soft Skills?

As soft skills incluem os atributos pessoais, traços de personalidade e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. Elas caracterizam a forma como uma pessoa interage nas suas relações com os outros.

As soft skills incluem:
– Adaptabilidade;
– Comunicação;
– Compromisso;
– Pensamento criativo;
– Confiabilidade;
– Liderança;
– Ética no trabalho;
– Trabalho em equipe;
– Positividade;
– Gerenciamento do tempo;
– Motivação;
– Resolução de problemas / conflitos;
– Pensamento crítico;
– Negociação.

Como adquirir as Soft Skills?

Diferentemente das habilidades duras que são aprendidas, as soft skills são similares às emoções ou insights que permitem que as pessoas “leiam” as outras. Estas são muito mais difíceis de aprender, pelo menos em uma sala de aula tradicional. Elas também são muito mais difíceis de medir e avaliar.

Se você está trabalhando há algum tempo, é provável que já tenha desenvolvido algumas soft skills. Por exemplo, se você trabalhou no varejo, tem “trabalho em equipe”. Se você ajudou clientes infelizes a encontrar uma solução, você usou a habilidade de resolução problemas / conflitos.

Se você é novo no trabalho, pense em outras atividades que você já fez, seja na época da escola ou em algum trabalho voluntário. É provável que você tenha tido que se comunicar, se adaptar às mudanças e resolver problemas.

Você também pode refletir sobre as soft skills que precisa desenvolver. Por exemplo, em vez de apenas discutir problemas com seu gerente, sugira soluções a eles. Se você vir um colega com dificuldades, se ofereça para ajudá-lo. Se houver um processo que possa melhorar seu local de trabalho, sugira-o.

Os empregadores normalmente não perguntam diretamente se você tem alguma dessas habilidades. Em vez disso, eles apresentam situações e perguntam o que você faria e então avaliam se você tem habilidades “soft skills”.

Como destacar suas soft skills?

Quando você estiver se candidatando a um novo emprego, ressalte suas habilidades pessoais, assim como suas habilidades específicas de trabalho. Em primeiro lugar, faça uma lista das competências que você possui e as que são relevantes para o trabalho que almeja. Compare sua lista de soft skills com a lista de empregos.

Inclua suas habilidades sociais em seu currículo e na carta de apresentação. Escolha uma ou duas soft skills que você tenha e que pareçam ser as mais importantes para o emprego que deseja. Em sua carta de apresentação, forneça provas que demonstrem que você possui essas habilidades particulares.

Finalmente, você pode destacar estas habilidades em suas entrevistas. Durante a entrevista, você pode demonstrar suas soft skills sendo amigável e acessível. Se você prestar muita atenção enquanto o entrevistador estiver falando, você mostrará suas habilidades de escuta.

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais