O Mapa do Trabalho Industrial (2022-2025), apresentado pelo Observatório Nacional da Indústria, que tem como finalidade apresentar um cenário para o país com relação às oportunidades de trabalho que serão disponibilizadas no decorrer dos próximos anos. trouxe uma notícia para encher de expectativas milhares de trabalhadores que estão começando a ingressar no mercado de trabalho e os que já estão ativamente inseridos.
De acordo com o estudo, será preciso qualificar cerca de quase 10 milhões de brasileiros para que estejam aptos a ocupar as vagas que serão ofertadas, até 2025, no setor industrial.
O estudo tem como objetivo estabelecer inclusive as relações das demandas de acordo com cada Estado e as suas particularidades. Lançando mão dessas informações os trabalhadores poderão se preparar ao identificar quais serão às áreas e competências necessárias e, com isso poderão buscar o aperfeiçoamento necessário para a sua área de conhecimento.
Boa parte dessas oportunidades surgem como consequência do crescimento e utilização de novas tecnologias em diversas categorias de trabalho, o que, demandará pessoas especializadas para ocuparem esses cargos.
O Brasil desde 1980 cresce menos do que o resto do mundo, inclusive quando comparado a países vizinhos da América Latina, e não soube aproveitar corretamente o seu período de bônus demográfico (quando a população ativa no mercado de trabalho está maior do que as inativas) e, talvez com o surgimento dessas demandas, o país poderá tentar alavancar um pouco mais a sua expectativa de crescimento econômico para os próximos anos.
Uma das principais formas de equilibrar essa situação é investindo cada vez mais em educação, formação e capacitação nas novas tecnologias e, estudos como o desenvolvido pelo Observatório Nacional da Indústria são fundamentais para orientar as instituições na criação de meios e formações específicas para que seja possível atender a demanda até 2025.
Para aqueles que já estão ativos no mercado de trabalho, nada de comodismo! O momento agora pede uma reformulação de todos, sendo inclusive um grande impulso para quem deseja iniciar um processo de transição de carreira.
Os tempos são outros e os métodos de trabalho também estão mudando e quem não acompanhar o mercado correrá o risco de ficar de fora dele dentro dos próximos 3 anos.
Então, com base nas informações acima, seja curioso, se informe, busque, estude e esteja sempre atento para onde o mercado está caminhando.
Para saber mais sobre o estudo e também sobre às áreas com maior projeção, acesse aqui.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?