Após dois anos da pandemia de COVID-19, que obrigou diversos estabelecimentos a fecharem as portas, demitirem funcionários e promover abertura de vagas, o setor turístico do Brasil começa a apresentar um bom crescimento nos últimos meses de 2022.
Para se entender o tamanho do problema que o setor enfrentou, basta analisar que apenas durante os primeiros meses de pandemia, o setor sofreu uma redução de 12% dos empregos formais voltados para a área de turismo e hotelaria em todo o país.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou nas últimas semanas que o setor é responsável por abrir mais de 145 mil novas vagas de emprego em regime de CLT (Carteira Assinada), tanto no setor cultural, quanto no hoteleiro e também consequentemente promovendo um aumento significante nas contratações de bares e restaurantes, principalmente próximos a pontos turísticos famosos.
Desde o início de 2022, com o avanço das vacinações e a redução do número de casos graves da COVID-19, a flexibilização das regras de distanciamento social, promoveu um expressivo aumento de oportunidades de empregos, somando mais de 258 mil empregados no setor.
Dentro do segmento de bares e restaurantes próximos aos pontos culturais e turísticos, a recuperação do mercado atingiu um crescente e chegou a oferecer mais de 270 mil novas oportunidades de emprego em todo o pais, nos últimos meses. Já o setor de hotelaria, que também sofreu consideravelmente com a pandemia, está conseguindo se recuperar consideravelmente este ano, chegando a marca de 67 mil novas contratações.
Uma estimativa divulgada nos últimos dias, informa que o Brasil também voltou a ser rota turística para visitantes de fora do país, que nos últimos meses já representam 61% dos turistas em pontos culturais nacionais, se comparado com o cenário do ano de 2021.
Para recuperar as forças e seguir em constante crescimento, uma das iniciativas dos representantes do CNC dos setores turísticos, foi apresentar para os políticos algumas propostas. O evento ocorreu na sede da Confederação, em Brasilia, e teve como objetivo principal mostrar as propostas de melhoria das condições comerciais para os segmentos do mercado envolvidos, garantindo uma concorrência saudável dentro do comercio nos próximos três anos.
As propostas apresentadas ainda não foram oficialmente colocadas em pauta, mas a estimativa do mercado é de que elas entrem em vigor ainda no início da temporada de verão em 2023, promovendo uma série de melhorias para os comerciantes das áreas turísticas de todos os estados brasileiros.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?