Setor de Turismo em alta: 145 mil oportunidades de emprego até o final do ano

Com mercado acelerando, setor de Turismo deve gerar mais de 145 mil empregos até o final deste ano, segundo dados da CNC

Após dois anos da pandemia de COVID-19, que obrigou diversos estabelecimentos a fecharem as portas, demitirem funcionários e promover abertura de vagas, o setor turístico do Brasil começa a apresentar um bom crescimento nos últimos meses de 2022.

Para se entender o tamanho do problema que o setor enfrentou, basta analisar que apenas durante os primeiros meses de pandemia, o setor sofreu uma redução de 12% dos empregos formais voltados para a área de turismo e hotelaria em todo o país.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou nas últimas semanas que o setor é responsável por abrir mais de 145 mil novas vagas de emprego em regime de CLT (Carteira Assinada), tanto no setor cultural, quanto no hoteleiro e também consequentemente promovendo um aumento significante nas contratações de bares e restaurantes, principalmente próximos a pontos turísticos famosos.

Desde o início de 2022, com o avanço das vacinações e a redução do número de casos graves da COVID-19, a flexibilização das regras de distanciamento social, promoveu um expressivo aumento de oportunidades de empregos, somando mais de 258 mil empregados no setor.

Dentro do segmento de bares e restaurantes próximos aos pontos culturais e turísticos, a recuperação do mercado atingiu um crescente e chegou a oferecer mais de 270 mil novas oportunidades de emprego em todo o pais, nos últimos meses. Já o setor de hotelaria, que também sofreu consideravelmente com a pandemia, está conseguindo se recuperar consideravelmente este ano, chegando a marca de 67 mil novas contratações.

Uma estimativa divulgada nos últimos dias, informa que o Brasil também voltou a ser rota turística para visitantes de fora do país, que nos últimos meses já representam 61% dos turistas em pontos culturais nacionais, se comparado com o cenário do ano de 2021.

Para recuperar as forças e seguir em constante crescimento, uma das iniciativas dos representantes do CNC dos setores turísticos, foi apresentar para os políticos algumas propostas. O evento ocorreu na sede da Confederação, em Brasilia, e teve como objetivo principal mostrar as propostas de melhoria das condições comerciais para os segmentos do mercado envolvidos, garantindo uma concorrência saudável dentro do comercio nos próximos três anos.

As propostas apresentadas ainda não foram oficialmente colocadas em pauta, mas a estimativa do mercado é de que elas entrem em vigor ainda no início da temporada de verão em 2023, promovendo uma série de melhorias para os comerciantes das áreas turísticas de todos os estados brasileiros.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais