Muito tem se debatido sobre a temática que gira em torno de um novo modelo de trabalho que traz a ideia de redução de jornada de trabalho para os quatro dias por semana, sem que ao fim do mês haja desconto no salário do colaborador. Porém, o que é muito questionado é sobre a efetividade dessa proposta nos resultados positivos, já que o padrão começou a ser utilizado na Europa e está sendo visado no Brasil.
Sabe-se que um exemplo de teste que já vem sendo feito é no Reino Unido, em que milhares de trabalhadores iniciaram um projeto piloto. O mesmo terá a duração de meio ano (seis meses), onde o empregado terá que trabalhar somente 80% de sua jornada e receberá 100% do salário. Além desse país, outros tem ido para o mesmo sentido e têm adotado o formato, como é o caso dos Emirados Árabes, Escócia, Japão, Espanha, Islândia e Bélgica.
É importante frisar que no processo de redução, o trabalhador precisa se comprometer a manter a sua produtividade durante o período. Isso ocorre, principalmente, já que a redução de carga horária pode trazer diversos impactos, sejam eles em saúde mental ou física do colaborador. Além disso, isso altera o convívio social dos mesmos.
Em território brasileiro, já temos alguns casos de empresas que passaram a atuar em jornada reduzida, trabalhando quatro dias por semana. Recentemente, uma empresa de Franca, no interior do Estado de São Paulo, divulgou o início da redução de jornada semanal com um valor extra de R$ 400 para os 40 trabalhadores, para que pudessem gastar em lazer como teatro, cinema e shows.
Conforme a divulgação, logo após a experimentação desse novo modelo, será feita pela diretoria da companhia a avaliação sobre a possibilidade ou não da manutenção definitiva da jornada.
Porém, apesar de algumas organizações já estarem se direcionando para esse novo quadro, sabe-se que o Brasil é o país que possui o menor apoio à semana de quatro dias. Conforme uma pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico e divulgada no último dia 13 de setembro, a redução de dias trabalhados de 5 para 4 somente é apoiada por 4,9% das organizações. Na contrapartida, a resistência acaba por frustrar os trabalhadores, já que 81% dos mesmos desejam a redução.
A plataforma Empregos.com.br, especializada em recursos humanos, ouviu um total de 251 empresas e 2.552 pessoas no mês anterior. Desse total, 71% disseram que não possuem opinião formada sobre o assunto. Além disso, 25% são contrárias à proposta da semana de 4 dias e apenas 4,9% se diz favorável.
Muito tem sido discutido a temática, já que o mesmo abre a problemática sobre o encontro do equilíbrio entre o maior descanso do trabalhador versus a rentabilidade do empregador. Ou seja, há a possibilidade de que a lucratividade da organização seja abalada e, com isso, o trabalhador em condições de estresse passa a ser vulnerável aos acidentes de trabalho e às condições de estresse.
O que se nota é que já existem movimentações sindicais sobre o assunto, levando o tema para as pautas e reivindicações. Durante Campanha Nacional 2022, os bancários abriram a discussão da redução em mesa de negociações com os próprios bancos sobre a possibilidade de atuação.
Já do ponto de vista ambiental, algumas instituições têm defendido que a jornada de apenas quatro dias se torna benéfica para o meio ambiente, diminuindo a emissão de carbono que ocorre no deslocamento e no uso de energia nos próprios estabelecimentos. Por esse motivo, para elas, é preciso planejamento para que não sejam afrontadas as legislações e os direitos humanos.
Apoiando ou não, entende-se que o teste será cada vez mais uma realidade das empresas para viabilizar (ou não) a jornada reduzida. Com isso, gradativamente, poderia ser possível que uma nova cultura da organização seja criada e adaptada para a obtenção dos resultados almejados.
E vocês, o que acham sobre esse tema? Você apóia ou é contra a jornada de trabalho reduzida? Conte-nos nos comentários.
Americanas anuncia abertura de 300 novas vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais
Rodobens promove Novo Programa de Estágio 2024. Inscrições podem ser feitas até o dia 12… Leia Mais
A busca por oportunidades profissionais é uma jornada empolgante, e a ALE Combustíveis está oferecendo… Leia Mais
O Bradesco, reconhecido como um dos principais grupos financeiros do Brasil, está oferecendo um leque… Leia Mais
O anúncio recente de um novo concurso do INSS para 2024 marca um passo significativo… Leia Mais
Solar Coca-Cola anuncia abertura de 240 vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais