Trabalho temporário no final do ano – Veja como funciona e como ser efetivado

As ofertas de emprego temporário são uma excelente oportunidade de atuar em empresas, ganhar uma renda durante o período de festas e talvez ser contratado como empregado permanente. Veja como você pode se destacar.

É de conhecimento geral que com a chegada do fim do ano, as lojas varejistas ficam mais movimentadas devido aos eventos comerciais que acontecem, como, por exemplo, a Black Friday, Natal e as compras para o Ano Novo. Consoante a este fator, as empresas têm o costume anual de abrir muitas oportunidades de trabalho em regime temporário nesse período, com objetivo de atender a demanda gerada.

As vagas de emprego temporário são interessantes para quem procura por uma renda extra, experiências profissionais e oportunidade de entrar em uma empresa bacana, como o primeiro contato. Existindo, ainda, a possibilidade de efetivação do funcionário temporário, que depende de alguns pontos.

Descubra abaixo como funciona o contrato de trabalho temporário e quais pontos você deve se atentar, caso deseje ser efetivado em seu emprego, passando de temporário para profissional com vínculo permanente com a empresa.

Contrato de trabalho temporário

Para atender a uma demanda temporária, os empregadores entram em contato com uma empresa intermediária, normalmente, corporações de agenciamento de recrutamento de novos profissionais, para o fornecimento de mão de obra qualificada, segundo critérios da empresa contratante. O emprego em contrato temporário é, em suma, uma contratação com prazo determinado, sem vínculo permanente com a empresa contratante, para o suprimento de demandar temporárias.

Consoante a Lei 13.429/2017, os contratos temporários devem seguir o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não, e no caso da prorrogação do contrato, que acontece da parte da empresa, o prazo deve ser de 90 dias, novamente, consecutivos ou não.

Se você deseja ser efetivado, atente-se aos pontos a seguir

A empresa poderá interessar-se pelo seu perfil profissional e competências demonstradas durante o período de trabalho temporário, fazendo com que o efetive para trabalhar no regime "comum". Para isso acontecer dependerá, em primeiro lugar, da disposição da própria empresa em efetuar contratações permanentes. Em geral, durante a descrição do cargo temporário, os empregadores demonstram se há possibilidade de efetivação.

Outro fator determinante diz respeito às habilidades, competências e profissionalismo desempenhado durante a sua prestação de serviço. É super possível que os empregadores observem a competência dos funcionários, além de avaliar a qualidade das tarefas concluídas, proatividade e, principalmente, a comunicação, pessoal, interpessoal e escrita.

Atende-se aos seguintes pontos:

  • Comunicação, desenvolva sua comunicação;
  • Seja responsável, atento, proativo e pontual;
  • Procure se desenvolver profissionalmente, aprendendo e melhorando a cada dia;
  • Demonstre profissionalismo, determinação e comprometimento com as suas tarefas e com a empresa.

Posts Recentes

Aposentadoria antecipada aos 55 anos: tudo o que você precisa saber

Com a nova regulamentação, aposentadoria aos 55 anos se torna realidade. Descubra como garantir seu descanso antecipado e aproveite a… Leia Mais

Workshop gratuito oferece mil vagas e dicas para otimizar seu LinkedIn

Participe do workshop gratuito e aprenda a transformar seu perfil no LinkedIn, aumentando suas chances de conseguir emprego e fazer… Leia Mais

SBM Offshore busca jovens talentos para seu programa de trainee 2024

Formados em Química, Eletrotécnica, Instrumentação, Automação, Mecânica ou Elétrica, a SBM Offshore oferece a chance de uma carreira de sucesso… Leia Mais

Programa Trainee Armac 2024: conquiste um salário de R$ 8 mil

Não perca a chance de ingressar no Programa Trainee Armac 2024. Com salários de R$ 8 mil e uma trilha… Leia Mais

Tudo sobre o programa de trainee da CENIBRA 2024

A CENIBRA abre inscrições para seu Programa Trainee Administrativo, buscando recém-formados em comunicação e suprimentos para atuar em Belo Oriente… Leia Mais

Programa de trainee DHL Supply Chain 2024: inscrições abertas

A DHL Supply Chain oferece 25 vagas para seu Programa de Trainee 2024, com inscrições abertas até 19 de julho.… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies