O que é Overemployed? Conheça o movimento de quem tem mais de um emprego

Movimento crescente ganhou mais força após o período da pandemia. Mas você sabe o que é Overemployed?

O movimento "Overemployed" cresceu devido à ascensão do home office no período da pandemia. Em suma, diz-respeito a maneira de trabalhar em várias empresas, simultaneamente, em segredo.

Podemos traduzir esse fenômeno para: pessoas super-empregadas. Onde, se atua em várias instituições, sem criar vínculos concretos com nenhuma delas, participando de vários projetos, desenvolvendo diversas habilidades e coletando experiências profissionais.

O que é Overemployed?

Na prática, difere dos trabalhadores que desempenham atividades adicionais para conseguir renda extra, normalmente, esse tipo, faz outras funções, fora do horário do expediente. Como, por exemplo, venda de roupas, corrida de aplicativo e revenda de produtos de beleza e bem-estar.

Já os overemployed têm dois empregos simultaneamente – com carga horária integral. Você consegue identificar-se, ou, até mesmo, consegue imaginar a cena? Logo pela manhã, um profissional senta-se em seu home office e loga em dois e-mails, mantendo contato com duas, ou mais, equipes e se ocupando de responsabilidades distintas. Geralmente, essas pessoas mantêm o seu estilo de vida em segredo.

Por quais motivos o movimento está crescendo?

Trabalhar em mais de uma empresa não é novidade. Analisando os números da pesquisa realizada pela Unicamp, descobrimos que, cerca de metade dos brasileiros já faziam hora extra ou tinham mais de um emprego. Com o aumento do home office, o movimento tornou-se mais viável. O modelo remoto permite que os profissionais tenham flexibilidade de horário e mais autonomia para organizas suas metas do dia a dia.

Existe até mesmo um site em que profissionais compartilham as suas estratégias organizacionais e demais assuntos relacionados ao melhor desempenho das suas atividades, quando sê é uma pessoa super-empregada.

Em qual área é mais comum o Overemployed?

O fenômeno é comum na área de tecnologia. Por ser um setor com crescimento constante, e de cultura moderna e flexível, demanda muitos profissionais. Prova disso, no ano de 2021, o Brasil teve 159 mil oportunidades abertas, onde, poucas foram preenchidas, consoante aos dados extraídos no estudo da Brasscom.

Como contar para o chefe que tenho mais de um emprego?

É importante ressaltar que, sim, é possível ter a carteira assinada por dois empregadores. Logo, o essencial é a transparência entre o colaborador e a instituição. Transmita a intenção de atuar em mais de um projeto, ressaltando, a responsabilidade e excelência que será desempenhada em todas as responsabilidades. Deixando claro, também, a organização dos horários.

Contudo, é uma conversa complexa e deve ser analisada e efetuada da melhor forma. Já que, cada empresa quer que os seus funcionários conectem-se de forma total aos seus valores.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais