O professor de Língua e Literatura é um profissional com formação superior em Letras com especialização, às vezes em vários idiomas. Não é a mesma coisa de professor de idiomas, pois muitas pessoas que dão aulas particulares de alguma Língua Estrangeira, dificilmente têm o nível de especialização desse profissional.

O campo de atuação desse profissional vai da ministração de aulas, cursos e seminários e realização de pesquisas nas áreas de linguística e literatura, orientação a alunos, realização de atividades pedagógico-administrativas, até avaliação e qualificação profissional. Realizam o trabalho de organização e participam na produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos e prestam assessoria e consultoria quando necessário.

Encontram-se trabalhando no setor público, bem como funcionários do ensino particular e em equipes multidisciplinares de pesquisas e desenvolvimento cultural. Muitas vezes a carga de trabalho é estressante, mas dependendo do setor em que se estiver atuando, os ganhos são significativos e os resultados do trabalho realizado é sempre animador.

Por Lindomar Vieira


O profissional de Letras trabalha no estudo da linguagem, não só a portuguesa mais também as estrangeiras. O estudante tem que gostar muito de ler, muito mesmo, já que o curso é todo teórico e necessita que o aluno estude muito.

O mercado é enorme para os profissionais que querem dar aulas e tem vagas no Brasil inteiro, por isso as maiorias dos estudantes optam por cursar licenciatura. Porém o campo de pesquisa é um campo forte também, porém em regiões como no eixo Rio – São Paulo que tem mais recursos para investir em pesquisa.

O curso tem duração de quatro anos e oferece matérias como inglês, francês, espanhol, produção de textos e interpretação. Além de aulas de laboratório de traduções e fonologia.

Por Susan Mélany




CONTINUE NAVEGANDO: