Um planejamento deve ser a primeira coisa que você precisa fazer no começo do ano, ou no começo de tudo, afinal, a vida é sempre um recomeço para aqueles que lutam e sabem onde pretendem chegar.

Na verdade, você tem a opção de fazer vários planejamentos, e não apenas um só, pois assim fica mais fácil de você manejar sua vida. Esses planejamentos todos juntos podem se tornar seu planejamento anual, um grande projeto para cumprir durante o ano. Veja agora como você pode fazer isso:

1. Faça uma análise geral de tudo:

Primeiro, faça uma análise geral de sua vida e separe por categorias, incluindo a parte financeira, amorosa, espiritual, profissional, etc. Coloque tudo o que você achar que precisa ser mudado ou alterado para ocorrer mudanças positivas em sua vida. Não tenha medo de ser sincero com você mesmo. Caso houver necessidade, envolva outras pessoas que fazem parte de sua vida atualmente, como esposa ou marido, filhos, amigos, sócios, parentes, clientes, etc. Especifique tudo quanto for necessário.

2. Organize-se de maneira correta:

Depois que estiver tudo especificado, comece a anotar tudo o que você quer que mude em sua vida, por etapas. Por exemplo, se você precisa de uma promoção ou um aumento de salário, coloque isso na categoria profissional (já que envolve um emprego), caso queira aumentar seus rendimentos líquidos, então nesse caso deveria ser anotado na categoria financeira, pois nesse caso, você está especificando algo independente (se você for um empreendedor ou trabalhar por conta, por exemplo).

Veja que as categorias podem ser diferentes se separadas corretamente, assim você terá uma visão maior de como agir, conforme determinada área. Anote tudo e vá agindo conforme as estratégias que você criar, as quais devem ser diferentes para cada uma das situações. É como diz a maioria dos livros de autoajuda: “Se quer um resultado diferente, faça algo diferente”. Não se esqueça de acompanhar suas progressões constantemente nas anotações que você fizer. Compare-as três meses depois, seis meses depois ou um ano depois.

Por Daniela Almeida da Silva


Um planejamento é sempre uma ótima ideia para quem deseja mudar ou conquistar alguma coisa na vida. No final de ano, por exemplo, é comum encontrar pessoas fazendo diversos planejamentos para o ano seguinte, prometendo cumprir diversas coisas. Porém, muitas pessoas não sabem que um planejamento vai além disso.

Aprenda agora algumas estratégias para fazer um bom planejamento para o ano novo:

– Analise seus objetivos:

Primeiro, antes do mais nada, você precisa analisar quais são as seus objetivos, para depois enumerá-los de acordo com suas prioridades. Escreva-os estrategicamente em um caderno, e comece por aquelas que você considera mais importante.

– Tenha objetivos claros:

Você só conseguirá definir seu planejamento quando tiver objetivos bem claros. Muitas pessoas confundem objetivos com sonhos. Objetivos são metas a serem seguidas para serem tão logo alcançadas. Um sonhador não faz nada além do que apenas sonhar, é por isso que ele não pode ser considerado um planejador estratégico. Por isso, escolha planejar seus objetivos e criar metas para alcançá-los, ao invés de ficar só aí sonhando.

– Reserve um tempo para seus objetivos:

Depois que você organizou todos os seus objetivos em um papel, a sua tarefa agora é usar essa lista como um lembrete das coisas que você programou para o ano novo, seja para realizar alguma coisa ou mudar algo em sua vida. Para isso, reserve um tempo para observar e cumprir as suas metas, assim como prometeu no final do ano.

– Fique atento aos sinais:

Quando você estiver no caminho certo para seus planos acontecerem, você observará alguns sinais positivos. Procure anotá-los também para no fim, compará-los com suas metas e perceber o que precisa para continuar no mesmo planejamento. Lembre-se, porém, que por mais que você se torne uma pessoa organizada, a vida não é algo organizado e previsível. Por isso, mantenha-se o máximo possível em sua rota, jamais abandone uma meta em sua vida e seja persistente.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: