Você sabe a diferença entre Curriculum Vitae e Currículo?

  

Ambos querem dizer a mesma coisa, Trajetória de vida. Antigamente, principalmente em meios acadêmicos, costumava-se dizer que currículo era mais simples, um breve resumo da sua carreira, serve para dar uma base do que você já fez na vida. Em geral, destacava apenas habilidades e experiências principais. Curriculum Vitae, com um nome mais pomposo, em latim, era algo mais elaborado, com mais detalhes da carreira acadêmica e profissional, durante toda a vida. O curriculum mostrava nos mínimos detalhes todas as suas habilidades. Este documento podia conter várias páginas, já um simples Currículo deveria conter no máximo duas e relatar só experiências mais recentes.

Nos dias de hoje, no entanto, é comum que um e outro sejam sinônimos, sendo a forma em latim mais usada para dar título ao documento e a forma aportuguesada para referenciá-lo de maneira coloquial. O antigo Curriculum Vitae, mais elaborado, por exemplo, virou Currículo na Plataforma Lattes. Já os currículos curtos viraram Curriculum Vitae nas candidaturas a empregos.

Então, o que fazer?




Nossa dica é seguir os padrões de mercado ou do empregador. Quando estiver descrevendo suas três últimas experiências e últimas formações acadêmicas para se candidatar a um emprego, chame-o de Curriculum Vitae, já que é o padrão do mercado. No entanto, em sua carta de apresentação, não faz mal algum chamá-lo de currículo no corpo do e-mail.

Por exemplo, é praxe usar no e-mail a frase “Segue em anexo meu currículo”, mas o título do documento anexado ser “Curriculum Vitae”.

Está claro?

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment