Idosos e Emprego – Número de Aposentados em Atividade no Mercado de Trabalho é Cada vez maior

  

Para trabalhadores de diversos setores, ao se completar 35 anos de atividades (para homens) e 30 (para mulheres), é hora de se retirar do mercado e de trabalho e curtir a aposentadoria.

Mas na grande maioria das vezes a vida de aposentado apresenta surpresas não imaginadas no período da “ativa”: redução do rendimento mensal, aumento nos gastos com saúde, falta de condições financeiras para desfrutar de lazer, dependentes para sustentar, além de fatores igualmente importantes, como a falta de rotina e de convívio social, sem contar o fato de que muitos aposentados sentem-se ainda capazes de produzir algo, e a permanência forçada em casa acaba afetando até mesmo a saúde de muitos deles.




Assim, muitos saem em busca de trabalho, recusando-se a aceitar a mera passagem do tempo, e se candidatam a cargos como empacotadores em supermercados, em trabalhos de entrega de correspondência, na realização de serviços bancários em grandes empresas, e até mesmo em restaurantes ou grandes empresas que reempregam funcionários aposentados. Isso significa que muitos deles procuram se manter ativos, mesmo na terceira idade.

Porque o importante é ser útil, e isso não tem limite de idade.

Créditos: Cris Keller

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



41 Comentários - Escrever um Comentário

  1. hercules de aquino · Editar

    Bom dia,
    Chamo-me Hercules de Aquino, tenho 73 anos, sou pensionista do Ministerio da Saude e estou querendo voltar ao mercado de trabalho. Não tenho problemas de saúde, tenho uma vida regrada, não bebo, nao fumo, sou casado mas estou tendo uma vida muto ociosa. Qualquer possibilidade contacte-me através do telefone 21-34626150.
    Fico grato.

  2. Jussara Marques Costa · Editar

    Boa tarde

    Tenho 57 anos, sou aposentada e gostaria muito de trabalhar pois ainda tenho muito pique para o trabalho.
    Sei que é dificil conseguir uma vaga tendo em vista a grande demanda, mas tenho certeza que, quando conseguir, poderei mostrar o quanto ainda posso realizar grandes tarefas dentro do curriculo que poderei enviar, assim que me for solicitado.

  3. Olá,
    tenho 63 anos, ótima saúde, falo e escevo Inglês, Alemão, Holandês, Francês e Portugues. Aposentado,empresario internacional, educação escolar alta, extroverto, tive várias empresas em 5 países. Procuro atividade profissional comercial de bom nível.

  4. olá…gostaria de saber se quando uma pessoa aposenta por tempo de serviço…ela é obrigada a deixar o serviço publico? pois meu pai tinha acabado de passar em um concurso e segundo todos da prefeitura teria que deixar o serviço….isso é correto?

  5. Oi, tenho 62 anos de idade e trabalhei até dezembro de 2008 em uma multinacional alemã. Tenho longa experiencia na administração de materias em empresas automobilísticas, tais como, compras de material produtivo e improdutivo, logística, conferente de material. Tenho formação em curso superior.

    Procuro atividade profissional na área de representação comercial no meu segmento.

  6. Tenho 54 anos trabalhei minha vida toda,Até depois de aposentado trabalhei, agora me encontro desenpregado posso fazer qualquer serviço tenho muita saude graças a DEUS so preçiso de uma oportunidade tenho o ensino fundamental não tenho vicio nenhum e to cursando computaçao.trabalhei de 99 a 2006 em uma multinacional alemã e 20 anos na aços villares se entereço me encontro a disposição aguardo ancioso por resposta obrigado.

  7. Paulo Cesar S. Lopes · Editar

    Sou aposentado por tempo de serviço, tenho 50 anos, tenho muita experiência em piso de Fábrica na area de produção e manutenção elétrica mecânica, telefonia e predial, gestão de pessoal. Estou a procura de uma oportunidade de trabalho para complementar minha renda dando continuidade em meus projetos de vida.Não tenho vícios, tenho noções de informática e disponibilidade de horários e viagens.

  8. Rui Camargo Dias · Editar

    Estou a procura de novos desafios,aposentei em 1993.e o salario realmente
    não satisfaz Depreciações,fizeram-me voltar ao mercado de trabalho durante 15 anos (2006).Não consigo parar de trabalhar pois tenho uma vida
    regrada e com muita saúde.Trabalhei durante 30 anos na area de suprimentos em empresas de médio e pequeno porte exercendo cargos desde
    follow-up até a supervisão de compras.
    Quaquer que seja apossibilidade favor me contatar pelos telefones:
    4341-88-75 /4823-92-88 / Cel.11-9477-1892
    Grato e DEUS ABEÇÕE

  9. ademir rodrigues · Editar

    tenho 62 anos,aposentado pela previdência social,por tempo de contribuição desde meados de 1998,continuei trabalhando na área de medicamentos(drogaria e distribuidora)até fevereiro de 2009.no momento estou sem trabalhar mas continuo com disposição para tal.na última empresa que trabalhei fazia serviços gerais como mensageiro,serviços junto a bancos,cartórios,repartições públicas,etc…

  10. bom dia! meu nome Sergio tenho 55 anos,casado,trabalhei area comerfial desde 1974,tenho conhecimento em contratar e treinar promotores e vendedores,identificar novos clientes ,sempre trabalhei em grandes empresas com o cargo de supervisor de vendas,tenho curso superior incompleto,hoje vou fazer o 1º ano de Direito na UNIP 2º semestre,porem não consigo trabalho na minha area, as empresas recusam acreditam que estou velho e cansado! tenho qualificação preciso trabalhar,onde esta a recolocação do mercado que o governo fala?
    AT.
    sergio

  11. gostaria de voltar ao mercado de trabalho,tenho 68 anos otima saude,conhecimentos de informatica,trabalhistas.
    resido atualmente em praia grande-sp.
    qualquer contato pode ser por e-mail.
    fico no aguardo .

  12. maria do carmo conrado · Editar

    Tenho 63 anos, aposentada de 1993, tenho boa saude, sempre trabalhei na
    parte de vendas, como secretaria.Mas exercendo várias funçoes, DP,telefonista, recepcionista, toda parte burocrática de uma empresa.
    mas me faltou sempre um PLANO DE SAUDE, mesmo o mais simples, mas é necessário.Gosto de trablhar, gosto de estar junto ao publico, gosto de ser necessária, gosto de agir de pensar rápido, GOSTO DE ESTAR.Meus empregos sempre fico por vários anos, tanto que só tenho 3 assinaturas
    uma por 21 anos outra por 16 mais 2 anos LA (este último em 1967).
    gostaria de trabalhar próximo a minha residência.Conheço o ZONA SUL desde as compras em kg. empacotadas em sco de papel.Progresso, tecnologia, globalização,AVANÇAR ESTA É A META.

  13. Especialista em projetos, execução e manutenção de sistemas de utilidades que é na realidade, a infra-estrutura de qualquer industria. Entre outras coisas são de minha especialidade instalações de gás (glp), água, ar comprimido, combustiveis liquidos, vapor, etc. A abrangencia deste trabalho, inclue a geração,e/ou armazenagem , a distribuição e a sua utilização. Desenvolvi estes trabalhos em multi-nacionais durante 30 anos e os ultimos 18 com minha propria empresa. Preferencia trabalho de tempo parcial.

  14. antonia esmeralda freire · Editar

    ola tenho 55 anos sou pensionista mas gostaria muito de trabalhar para aumentar o meu salario …ainda me sinto com muita disposiçao,,

  15. tenho 55-anos, estou aposentado e gostaria de voltar a ativa, gostaria de trabalhar como motorista de carro leve (fiorino,kombi ou van) ou até como motorista particular. Se possível contato via e-mail. Desde já agradeço a atenção.

  16. Tenho 64 anos, sou aposentado pelo INSS, porém gostaria de voltar ao mercado de trabalho. Sempre trabalhei em empresa privada (Encarregado deDeptº de Pessoal), tenho boa saúde, disposto para o trabalho, gosto de caminhar, ler e estar sempre atualizado em diversos segmentos. Aceito qualquer cargo na área administrativa e/ou motorista para carro e caminhões de pequeno porte (carteira de habilitação “C”).
    Agradeço antecipadamente breves contatos.

  17. Estou com 68 anos e uma larga experiência gerencial em empresas de porte como Ford, Philco, Itautec e Elebra, onde atuei como gerente de custos, gerente contábil, gerente financeiro, gerente de orçamento e projetos e estudos especiais, sempre atuando visando a eficiência operacional em alto nível. Gostaria de retornar a trabalhar em empresas industriais, em qualquer área da Controladoria. Tenho facilidade de relacionamento em qualquer nível e habilidade na identificação do potencial de economias de custos nas áreas operacionais e bom inglês, elaboração de relatórios, definição de políticas de preços estratégicos e domínio na elaboração de planilhas eletrônicas.

  18. maria julia ferreira · Editar

    Tenho 62anos.Estou aposentada há 6 meses.Gostaria de experimentar um novo trabalho.Tenho formação em psicologia,porém tenho pouca experiência na área; trabalhei por muitos anos como técnica de enfermagem em centro cirúrgico e saude mental.Fui voluntária do Centro de Valorização da Vida. Atualmente presto trabalho no Juizado de Conciliação uma vez a cada 15 dias. Tenho disponibilidade,boa saude,moro em Belo Hte.

  19. Sebastiana Martins Azevedo · Editar

    olá, moro em Rio das Ostras RJ, sou aposentada, tenho 55 anos mas gostaria imensamente de voltar à trabalhar, pois tenho boa saúde e disposição; trabalhei por muitos anos na área de industria farmacêutica como supervisora de controle de qualidade, mas no momento, aceito trabalho como: recepcionista de consultório médico, caixa de loja, supermercado ou farmácia, etc…. sou uma pessoa bastante sociável e comunicativa.

  20. Geraldo sebastião miranda · Editar

    Sou aposentado por tempo de trabalho,52 anos
    CNH.B ,contolador demontagem mecânica.
    gostaria de voltar ao mercado de trabalho ,
    podendo ser oficy boy. cobrador,qualquernoticias agradeço a todos.
    moro em Betim M G
    abraços

  21. Maria Albina Fogaça · Editar

    Sou aposentada por idade, tenho64 anos, carteira de motorista.
    Tenho uma vasta experiência em vendas e como telemarketing, gostaria muito de voltar ao mercado de trabalho, pois estou com uma vida muito ociosa.
    Aguardo uma oportunidade
    Resido em São Paulo na zona norte

  22. Maria Albina Fogaça · Editar

    Sou aposentada por idade, tenho64 anos, carteira de motorista.
    Tenho uma vasta experiência em vendas e como telemarketing, gostaria muito de voltar ao mercado de trabalho, pois estou com uma vida muito ociosa.
    Aguardo uma oportunidade.
    Resido em São Paulo na zona norte.
    obrigada.

  23. Carlos Roberto S Gomes · Editar

    Sou aposentado por tempo de serviço, tenho 59 anos. A maior parte do tempo que fui empregado trabalhei em empresas do governo e um pouco no serviço público.Fui funcionário por mais de 20 anos de um Banco estatal. Atualmente estou querendo muito voltar a trabalhar, pois estou parado há mais de dois anos e não está sendo bom pra mim, tanto do ponto de vista da saúde como financeiro, a vida ociosa que estou levando. Tenho o 2º grau completo, conhecimentos de informática e internet, sou bom digitador, já trabalhei em departamento de compras, almoxarifado e atendimento. Tenho experiência em cálculos (inclusive com o Microsoft Excel) e em organização de arquivos, aliás, gosto de organizar coisas. Sou uma pessoa responsável e séria. Gostaria de um trabalho que eu pudesse fazê-lo em casa,ou a partir de minha casa, estabelecento o meu próprio horário, mas mantendo contato com a empresa, através de telefone, celular, e-mail, messenger, etc. Estou aberto para outras propostas de trabalho também,inclusive a de trabalhar no local da empresa, mas não em tempo integral. Moro em São Paulo, capital, na zona norte e tenho preferência que a empresa também seja dessa região.
    Tenho fé que tenha alguma(s) empresa(s), de qualquer porte e de qualquer área (imobiliária, escritório de contabilidade, advocacia,consultório médico, transportadora, etc.),ou profissional liberal (advogado, contador, perito, etc.) tenha interesse por meu trabalho.
    Obrigado

  24. maria da sulidade nogueira dos santos · Editar

    Tenho 60 anos e procuro uma vaga no mercado de trabalho, estou aposenta mas pretendo voltar pro mercado de trabalho quero ser útil, e só trabalhando assim vou me sentir. Quero voltar pro mercado de trabalho o mais rápido possível.

  25. olivia maria luz de oliveira · Editar

    Tenho 53 anos, não sou aposentada e estou com extrema necessidade de retornar ao mercado de trabalho. Trabalhei por 19 anos em uma empresa de grande porte como atendente/recepcionista, e também, por 07 anos em um orgão da Prefeitura daqui mesmo de Goiânia. Sou digitadora, e tenho amplo conhecimento do atendimento ao público. Estou disponível inclusive para viagens. Obrigada.

  26. Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2011.

    Eu sou Arlinda Rosalha tenho 53 anos, tenho a dádiva de uma ótima saúde e neste momento estou apta a desenvolver uma atividade que me faça feliz e que possa contribuir com o meu trabalho para a sociedade.
    Trabalhei na área administrativa tendo aptidão para toda a rotina. Mas devido ter que cuidar de meus filhos optei pela família. Nestes últimos 20 anos dentro do possível fiz trabalho free lance, como promotora, supervisora, trabalhos temporários com horários limitados que me desse a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos filhos.
    Não sei realmente se o mercado tem interesse de absorver uma pessoa como eu, mas sempre vale a pena tentar. Estou sendo bem clara para que não haja perda de tempo nem para o mercado de trabalho, nen para mim.
    Obrigado – Boa Tarde!
    Rosalha – OBS: TENHO O ENSINO MÉDIO COMPLETO

  27. Claudete Caceffo · Editar

    Tenho 55 anos e estou tentando voltar ao mercado de trabalho mesmo que temporário. Conheço todo rotina de escritório e hoje me encontro atualizada com a informatica e internet. Não sou aposentada, moro na zona leste de São Paulo,sou bastante ativa,dirijo(D), sou comunicativa e acredito que estou apta para retornar as atividades.

  28. Tenho 52 anos, casada , curso superior de gestão hospitalat, gostaria de trabalhar nos setores de: Almoxarifado, arquivo, same, secretária de ala hospitalar, faturamento ,cobrança, sendo que trabalhei dez anos em uma transportadora.
    Desde já agradeço, DINAURA.

  29. Tenho 51 anos em plena saúde, gosto de caminhar,correr e fazer musculação no CHICO MENDES é uma area verde em são caetano do sul.
    sou judante de pizzaiolo, adoro pizza de mussarela, é minha favorita,se alquem me dar essa oportunidade,vou ficar muito feliz. Sou motorista CNH (AE).EU SEI QUE NO FIM VAI TERMINAR TUDO EM PIZZA.

  30. armando ferreira baltar neto · Editar

    Tenho 69 anos, com boa saúde e disposição p/trabalho. Desde que me aposentei, continuo trabalhando. No momento,estou desempregado. Está me fazendo mal esta situação, pois em casa, só há despesas…Preciso recompor meu orçamento.Tenho curso superior completo em economia. Tive várias experiências, na área de vendas de publicidade, mat.de construção, instalação de divisórias, segurança patrimonial, pois nos últimos anos tenho trabalhado como porteiro.
    Agradeço antecipadamente a atenção.

  31. Oswaldo Feliciano Mota · Editar

    Trabalhei nos últimos anos como gerente de logistica e em várias outras atividades desde 1.961, sempre em supermercados: 18 anos no Pão de Açucar, 14 anos no Makro Atacadista s/a, 8 anos no Supermercados Princeza., e 3 anos prestando serviço. Aceito trabalhar em qualquer estado, tenho saúde perfeita a qualquer prova, tenho preferencia pela área de logistica.
    resido no Rio de janeiro.

  32. Elizabeth Masson · Editar

    Olá! Estou na terceira idade e gostaria de encontrar empregos que utilizem meu potencial sem levar em conta apenas o fator idade. Sou engenheira de segurança e tenho experiência profissional. Contato (24) 9988 0669.

  33. Celia Galastri Galastri · Editar

    Meu nome é Célia tenho 65 anos, aposentada, saúde perfeita e muito responsável. Estou a procura de um trabalho para fazer em minha casa, pois já tenho alguma experiência no ramo. Quero me sentir útil, não dá para ficar parada sem fazer nada.Tenho disponibilidade de horário e local montado com computar etc…para trabalhar…Agradeço a atenção.

  34. Elizeu de Oliveira · Editar

    Tenho 62 anos e trabalho nos finais de semana como corretor de imóveis.Estou procurando trabalho de entregador de correspondências ou qualquer outro trabalho.Tenho passe gratuito para locomoção em São Paulo e Grande São Paulo.Trabalhei 23 anos também no cargo de Supervisor de Expedição e Transportes e atribuições correlatas.Qualquer oportunidade me ligue no telefone 11-9.8277.2931(tim)ou 9.6591-9374 com BERGER.

  35. João Henrique Rieder · Editar

    Tenho 76 anos de idade, engenheiro, aposentado, me considero uma pessoa interessada, diariamente leio jornais, procuro me atualizar pela internet, considero emprego um precioso exercício para a mente de um idoso. Fui gerente da Qualidade, tenho experiência em auditoria interna, ótima capacidade de produzir procedimentos em linguagem simples, clara, objetiva que não permita dupla interpretação. Tenho conhecimentos de leitura e interpretação de textos, muito úteis na comunicação, pois nas organizações ela é sistematicamente feita on-line. Possuo bons conhecimentos de psicologia e psicanálise de Freud. Sou otimista

  36. josafa dos anjos vieira · Editar

    trabalhei durante 30 anos no banerj como caixa,estou com 64 anos e gostaria urgente de voltar a trabalhar.

  37. Ivone Aparecida Ramos Dias · Editar

    Meu nome ivone Ap/ Ramos Dias sou aposentada tenho 63 anos gostaria de voltar a trabalhar minha função era telemarketing trabalhei durante 13 anos e queria muito voltar a trabalhar tenho saúde e disposição aguardo resposta moro na zona sul aqui em São Paulo.

  38. José Hilton farias · Editar

    Sou aposentado 63 anos quero trabalhar boa saúde. Aguardo oportunidade experiência em montagem equipamento eletrônico parte de fiação e chicotes parte eletrica

  39. JOCIMAR Almeida cruz · Editar

    Eu sou o JOCIMAR tenho 65 anos aposentado gostaria de encontrar um trabalho para complementar minha renda tenho boa saúde tenho conhecimento na área de eletricidade idraulica .etc .pra quem precisa de um profissional responsável estou a disposição meu telefone Tim 9 52495529 desde ja fico grato

  40. Rita de Cassia Maciel Santos · Editar

    Pessoas acima dos 30 anos, são convidadas a se retirar do mercado de trabalho, e curtir a aposentadoria? Como assim? Que texto mais infeliz. Quem que se aposenta com 30 anos nesse país? Esse país de ignorantes e de empresários idiotas, estão acabando com a perspectiva de vida das pessoas, jogando as de lado como se fossem lixo. O que fazer então, com as pessoas que antes não puderam trabalhar por um motivo qq, e hoje NECESSITAM de trabalho? Elas tem que se matar?

Post Comment