Um dos mais comuns motivos para se trabalhar satisfeito citados pelos empregados são as recompensas financeiras e materiais, que muitas vezes são recebidas na forma de gratificações, prêmios e dinheiro.
Mas, a ciência tem revelado por meio de estudos do meio corporativo, que quem tem sua principal motivação baseada em recompensas, não desempenha seu trabalho com melhor qualidade.
Embora a maioria das empresas entenda que quanto mais dinheiro receber o funcionário, mais dedicado ele será, essa idéia parece contradizer o que se pratica hoje no mundo corporativo, pois a visão quantitativa não está de acordo com a visão qualitativa.
Existe distantes diferenças entre motivação intrínseca (que vem de dentro) e motivação extrínseca (que vem de fora).
Quando a motivação é intrínseca, a pessoa demonstra real interesse na atividade e desenvolve alguns atributos como autonomia, propósito e aprimoramento. Essas características fazem a diferença no trabalho no quesito qualidade, e é o que trás os surpreendentes resultados.
Por Zilmara Filisbelo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Poderia ter explicado também sobre a motivação extrinseca.
Bom dia!
Comentários sobre o conceito de Motivação.
- como é possível a utilização do termo "extrínseco" para o que não consideram como motivação?
-como é possível que o indivíduo motivado se torne infenso à influência de qualquer estímulo do meio externo?
-como é possível não exitir profissionais realmente comprometidos, engajados e interessados em estímulações do meio coordenadas por seus gestores.
Acho que o paradigma da motivação precisa ser urgentemente refutado.
obrigada,
Angela Paes!