Assédio Moral no Trabalho – Como Identificar

  

O tema ainda é pouco abordado, mas há muitas pessoas que são assediadas  moralmente no ambiente de trabalho e sequer se dão conta do que se trata o fato. Mas ao conhecermos diversas atitudes que constituem assédio moral, nos damos conta de como ele é comum.

Que dizer de ter sido lhe imposto uma meta quase inalcançável ou um horário de trabalho injustificados ou mesmo ter-lhe atribuído um erro imaginário? Essas atitudes por mais comum e às vezes ‘normais‘ dentro da empresa são consideradas assédio moral e a freqüência de acontecimentos pode trazer sérios danos ao trabalhador, desde depressão à perda de motivação e bloqueio da criatividade.




O assediado pode denunciar a empresa, mas deve reunir provas. Primeiramente deve fazer a denúncia no serviço de recursos humanos da empresa, se o problema persistir o trabalhador deve denunciar para o Ministério Público do Trabalho. Em casos graves que há comprovações, a justiça pode conceder indenização ao reclamante.

Por: Zilmara Filisbelo

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



10 Comentários - Escrever um Comentário

  1. gostaria de obter informação sobre lei ou decreto que fale sobre aviso antecipado de mudança de horario. pois cheguei para trabalhar meu horario normal que é 07hs até 19hs e quan do cheguei mandaram eu voltar para casa e trabalhar de 16hs até 04hs gostaria de informação para me defender sou servidor do municipio

  2. Quando o recursos humanos da empresa e convivente, com o assédio moral que ocoore dentro do ambiente de trabalho.

  3. Fui notificado verbalmente na empresa que trabalho pelo RH que causei um prejuízo a empresa onde o carro que trabalho deu vários problemas, mas esses problemas foram acontecer quando eu estava de licença e de férias hoje me encontro afastado de minhas funções até a segunda ordem e ninguém fala nada nem o gerente da loja e nem mesmo o RH oque posso fazer pois não aguento mais ficar sem fazer nada até Junho que e quando acaba o CAT.

  4. Rogério dos santos · Editar

    Tenho um mau colega de trabalho que constantemente tenta arrumar confusão comigo ,sempre atribui tudo de ruim que acontece dentro da empresa à minha pessoa … Vive me perseguindo de todas as formas mais sujas possíveis , não aguento mais , adiquiri uma gastrite e tenho uma insônia daquelas por conta dessa perseguição . o que devo fazer ?

  5. Sou tec de enfermagem trabalho em uma empresa particular e estou sendo assediada por um médico a querer mi obrigar a fazer algo que não é correto e fica o tempo todo nos meus plantões mi dizendo indiretas não aguento mais um dia antes de ir ao meu plantão sofro antecipada por conta disso até angústia estou sentindo isto estar sendo um tormento pra mim o que fazer mim ajudam por favor.

  6. Ola boa noite .Sou vitima de assedio moral da empresa por ser casada com uma pessoa que trabalha na mesma . Pois ele trabalha em uma escala de 12 por 36 ja eu faso a de 8horas semanis ou seja eu venho esperar meu marido sair do trabalho para agente ir embora juntos para casa ele trabalha dentro de um shopping e eu fico sentada na praça de alimençao esperando por ele a empresa esta nos persegindo por isto mas estou fora do meu horario de trabalho o que devo fazer

Post Comment