Insatisfações no Ambiente de Trabalho



  

Na primeira vez que uma empresa dispor aos seus funcionários formas de expressar sua opinião quanto aos trabalhos desenvolvidos, é normal que nesse primeiro momento as pessoas liberem de forma intensa e até indesejável, descontentamentos retidos há anos.

Mas conflitos estão presentes em qualquer lugar onde convivem pessoas. O que vai fazer diferença é a qualidade e a intensidade com que se manifestam. O ato de não revelá-los não significa que não existam. Estão apenas sendo reprimidos.




Reprimir os descontentamentos e os conflitos existentes em nome de uma falsa harmonia, em nada contribui para sua superação. Pelo contrário, serve para alimentá-los. Pressionados, podem explodir a qualquer momento. Ou então, podem manifestar-se através de procedimentos indesejáveis, como a fofocas, críticas destrutivas, conversas no corredor, mau humor, má vontade, competição, reclamações mútuas. Ou seja, revelaram a inexistência de um espaço coletivo onde as insatisfações pudessem ser debatidas e superadas.

Por Patricia Gujev

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment