Entrevista de Emprego – Como lídar quando a empresa não retorna o feedback?





A entrevista de emprego é um divisor de águas no que tange ao mercado de trabalho. E, seja bem como for, todo mundo quer receber um feedback após a realização de uma entrevista de emprego. Sendo assim, pois, o leitor deve estar se  perguntando: e quando esse retorno não vem? Pois bem, aqui vamos trazer dez dicas sobre como proceder quando este tipo de coisa acontece.

1 – Iniciativa:


Isso mesmo, é preciso ter iniciativa e, após alguns dias da entrevista, o candidato possui sim o direito de entrar em contato com a empresa por meio de um e-mail.  Tentar reforçar sua vontade de conseguir a vaga.

2 – Simpatia:

Seja simpático, mesmo que você esteja chateado ou não goste do empregador. A postura é fundamental em todos os ambientes de trabalho.


3 – Planejamento:

Planeje tudo com calma. Não adianta ficar ligando e mandando e-mails o tempo todo. Isso fará com que você fique com a imagem de alguém chato e irritado. Faça tudo dentro de um plano bem traçado.

4 – Feedback  na hora:

Sim, se for possível, solicite que o entrevistador forneça uma devolutiva assim que o processo terminar; basta prestar atenção se a recepção foi boa e se é plausível atuar dessa forma.

5 – Rede Social:

Acesse o seu networking e veja se outras empresas ou profissionais possuem informações sobre o processo de seleção que você participou.

6 – Aceite a realidade:

O fato de você não ter recebido uma resposta pode, é claro, revelar que você não foi selecionado. Então aceite esse fato e parta para outra.

7 – Outro foco:

Se o setor de Recursos Humanos não lhe responde, uma dica é tentar mudar de foco e se comunicar de forma direta com a chefia.

8 – Não é pessoal:

Tenha consciência de que, se você foi ‘’eliminado’’, não significa incompetência. Cada vaga tem um perfil almejado pela organização.

9 – Informe o empregador:

Informe o empregador que você está participando de outros processos seletivos; isso mostra que você está focado no mercado de trabalho.

10 – Experiências:

Não receber um feedback mostra muito sobre a dinâmica de trabalho de uma empresa.

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment