Dicas de como se apresentar em entrevistas de emprego





A busca por uma colocação no mercado de trabalho nos dias de hoje não é tarefa fácil. Mesmo depois de anos de estudos e uma vasta experiência é ter uma grande necessário uma grande disposição, que começa com a divulgação do currículo nas agencias de emprego, sites de recrutamento, sites de empresas e até entrega de currículo porta a porta nas empresas. Isso tudo com objetivo de conseguir uma chance para participar de entrevista de emprego.

Muitas pessoas passam por essas etapas na procura de um novo emprego, mas acabam sendo eliminados na primeira faze da entrevista, e se perguntam o que tem de errado com eles.


Uma entrevista não é um simples bate-papo que se tem com um amigo. Para obter um bom resultado no processo seletivo, o candidato deve se preparar para se apresentar na entrevista.

São regras simples e certeiras, como tomar cuidado com o horário (procurar chegar com antecedência); conhecer a empresa através da internet (assim terá assunto a debater com o entrevistador); para não pecar no vestuário é importante se apresentar de maneira formal, sem muitas cores, estampas, excessos de perfume e acessórios, também deve se atentar a higiene pessoal e limpeza das roupas, cabelos e unhas devem estar limpos e alinhados.

O ideal é se apresentar de calça social preta e camisa branca e jamais ir mascando chicletes; é importante também ser autêntico, não mentir em relação à formação acadêmica, experiências profissionais e outras mentiras que no momento da entrevista podem até passar por verdadeiras, mas na possível contratação será facilmente descoberta no decorrer do dia a dia de trabalho. Por último, uma regra básica para todas as situações da vida não só em entrevista: é importante ser bom ouvinte para se ter a oportunidade de ser ouvido, e também olhar nos olhos daquele que fala, pois assim demonstra sinal de atenção e certeza.


Muitos se apresentam de maneira inadequada: usam bonés, chegam com fone de ouvido, falam gírias, vestem-se mal com excesso de decotes e roupas curtas e muitas vezes se expressam mal, perguntando diretamente referente salário e benefícios (isso é uma informação importante, mas será dada em algum momento, não é necessário perguntar).

Por Vanessa Ribeiro da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *