Fatores que influenciam os jovens no momento de participarem de um Programa de Trainee





A Seja Trainee em parceira com a Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel, empresa focada em recrutamento de estagiários e trainees, realizou uma pesquisa de opinião chamada de Trainee do Futuro 2014, esta pesquisa serviu para apontar que a força da marca e a identificação com a cultura da organização são fatores principais considerados por jovens no momento de realizarem a participação em um Programa de Trainee.

Os números apresentados pela pesquisa mostram que a marca, bem como a identificação com a cultura da companhia e a sua área de formação tem peso de 59% segundo os jovens entrevistados. Aspectos como a estrutura do Programa, segmento de atuação, módulo internacional e remuneração receberam pesos de 54%, 47%, 32% e 31%, respectivamente.


A pesquisa também apresentou um espelho do perfil daqueles que conseguem chegar às finais de um Programa de Trainee e mostrou que 98% destes finalistas possuem fluência ou nível no mínimo avançado da língua inglesa e possui idade média de 24 anos, 46% destes finalistas residem em São Paulo, capital, em seguida 19% deles é de Minas Gerais, três em cada quatro dos aprovados no processo estudaram em universidades públicas, ou seja, o equivalente 72,34%. No quesito formação 49% vêm da área de Humanas, 47% de Exatas e 4% Biológicas.

Os cursos predominantes na área de Humanas são: Publicidade e Propaganda, Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Na área de Exatas são: Engenharia de diversas especialidades como Produção, Química, Elétrica, Mecânica, Civil, Agrônoma, Ambiental e de Materiais e na Biológica: Bioquímica e Ciências Biomédicas.

Cerca de 84% dos finalistas declaram já terem vivenciado a experiência de conhecer outro país, 45% alegam já terem residido fora do Brasil, 33% moraram no exterior até três meses; 15% residiram fora por mais de um ano e 15% cursaram faculdades estrangeiras.


No quesito idiomas a fluência em outra língua equivale a 33% em espanhol, 8% em francês e 5% em alemão, além do inglês. 

Por Igor Lima

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment