Dicas para trabalhar como freelancer




Trabalhar como freelancer requer a mesma disciplina que em empregos formais, aliás, seu salário dependerá de você. Para não se perder, sigas as dicas a seguir:  

– Foco:


O foco é essencial para quem tem um objetivo. Se trabalhar como freelancer dá liberdade para você estabelecer seu horário e seu trabalho, então você deve pensar assim também quando o assunto é seu salário. Estabeleça uma meta todos os meses e trabalhe para isso. Esteja sempre atento aos seus horários e faça do seu tempo o melhor momento para produzir.

– Comprometimento:

Se você está comprometido com o seu trabalho, então terá bons frutos. Mas se você não se comprometer, provavelmente colocará toda a sua rotina a perder. Estabeleça um horário e cumpra-o por mais difícil que seja. Quando se está em um emprego formal, a tendência é que isso dê certo, porque como freelancer não pode ser assim também?   


– Faça um planejamento:

Se for preciso, faça um planejamento escrito para você não se perder entre suas obrigações do dia a dia. Faça uma lista de tudo o que tem que fazer durante o dia, começando pelo seu trabalho: acorde cedo, tome um café reforçado e comece a realizar seus trabalhos de freelancer. É importante que você estabeleça um horário para começar e outro para terminar, como se fosse um expediente mesmo, assim será mais fácil você seguir à risca sem ter que abrir mão de outras obrigações.  

– Tenha um cantinho especial:

Assim como em um emprego formal, tenha seu espaço de trabalho. Pode ser um pequeno escritório, uma sala pequena com uma mesa e uma cadeira, nem que seja em um canto de sua casa, mas tenha. Quando criamos este ambiente estabelecemos vínculos, e também isso pode te lembrar uma rotina de trabalho normal, fazendo com que você se sinta no mesmo ambiente. Cuide dele como se ele estivesse ali especialmente para isso e seja sempre organizado com suas ferramentas de trabalho.

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *