Atitudes que o recrutador espera dos candidatos





Você se sente preparado para uma entrevista de emprego quando é convocado? De acordo com Padmaja Ganeshan-Singh, consultora de carreiras, quem se sente mais preparado para uma entrevista tem a probabilidade de causar uma boa primeira impressão logo no primeiro dia do processo seletivo. Para se dar bem, o candidato precisa demonstrar alguns conhecimentos do ramo da empresa, além de ideias de como ele poderá atuar para melhorar os resultados.

Abaixo estão listadas 6 atitudes esperadas de você na entrevista:




1. Entender perfeitamente a descrição da vaga: você precisa ter todas as informações sobre a vaga para qual está concorrendo. É interessante que ao menos você tenha parte dos requisitos exigidos, para enfim, estar preparado verdadeiramente para as seguintes perguntas: Por que você gostaria de ser contratado? Você é capaz de se dedicar a esta vaga? Você concorda com as exigências?

2. Esteja sempre disponível: se a empresa te procurou é porque tem certeza que estará disponível não apenas para fazer a entrevista, mas também para conversar ao telefone nesse momento. Caso não esteja disponível naquele momento, peça encarecidamente que o recrutador te ligue em um horário que seja adequado para ambos.


3. Esteja ciente de seus objetivos: quais são seus objetivos para esta vaga? Qual a sua pretensão salarial? Você tem flexibilidade? Por qual motivo se candidatou a esta vaga? Quando você poderá começar? Essas e outras são as principais perguntas que um entrevistador deve fazer, e para respondê-las é preciso estar devidamente preparado, pois isso ajudará vocês dois a definirem metas e expectativas corretas, economizando tempo para os dois.

4. Dê exemplos: se você informar uma determinada experiência, com certeza será questionado sobre isso. Para que você não se perca em suas menções, tenha em mente alguns exemplos para mostrar ao recrutador para que ele saiba que você é o profissional certo.

5. Seja cordial e demonstre todo o seu interesse não só pela vaga, mas pelo trabalho também: se você tiver contatos importantes em sua rede profissional e tiver que mencionar, seja cordial nessa hora. O interesse no trabalho e nas atividades dele ajudam a fazer seu marketing pessoal na hora da entrevista, por isso, demonstre que tem intenção de fazer seu papel para trazer resultados para a empresa.

6. Seja uma pessoa curiosa: o entrevistador sempre esperará que você tenha alguma pergunta a fazer. Nesse caso, pergunte sobre as próximas etapas da seleção ou por quanto tempo será a contratação. Essas são algumas perguntas inteligentes e que podem ser feitas na hora.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *