Dicas para conseguir lidar com diferenças no dia a dia



Lidar com as diferenças no dia a dia ainda é um grande desafio para a humanidade. Algumas pessoas, pelas experiências, crenças e valores conseguem ser até um pouco mais flexíveis do que outras que não conseguem abrir mão do seu próprio mundo para entender o do próximo.

Mas isso pode ser trabalhado e melhorado durante a vida, para poder se viver melhor em sociedade. Sendo assim, veja algumas dicas a seguir para ajudar você a lidar melhor com as diferenças no seu cotidiano:



– Seja flexível:

Para conseguir ser assim você terá que abrir mão de muita coisa, principalmente de alguns hábitos que possam atrapalhar o espaço do outro.

– Seja gentil:



Se alguém próximo á você ganhar uma promoção no trabalho ou conseguir algum outro êxito na vida pessoal, seja cordial e sinta-se tão beneficiado quanto ele, afinal, você precisará ter um bom sentimento de empatia tanto para se colocar no lugar dele quanto para parabenizá-lo.

– Seja educado:

A melhor maneira de demostrar boa educação é dar a preferência de um privilégio que seria seu á outra pessoa. Nessa hora, você terá que deixar de lado todo o seu orgulho e egoísmo, e aprender a compartilhar, ao invés de querer ficar só levando vantagem. Isso se aplica á qualquer área da vida, obviamente.

– Respeite as opiniões dos outros:

Respeitar a opinião de alguém não significa ter que acreditar nela e aceitá-la como verdade, e sim saber ouvi-la com cautela e respeito, sem precisar impor suas ideias para debater com as dos outros, senão é conflito na certa. Apenas escute. O verdadeiro sábio tem o hábito de ouvir mais e falar menos, ou só o necessário.

Essas são somente algumas dicas simples que podem ajudar você nesse processo de se adaptar a diferentes tipos de pessoas e situações, e lidar com suas diferenças. Enfim, saiba antes do mais nada que apenas teoria não resolve nada. É preciso praticar e tomar decisões todos os dias para que seus hábitos mudem aos poucos.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment