Dicas de como retornar ao mercado de trabalho após anos afastado



Retornar ao mercado de trabalho não é algo tão fácil assim, pois a competitividade cresce a cada dia e as empresas passam a ficar mais exigentes e seletivas. 

Existem pessoas que se afastam do mercado de trabalho por diversos motivos, entre eles a maternidade, doença, abertura de negócio próprio, entre outros. Quando chega em uma fase da vida que a situação começa a apertar, as pessoas retornam ao mercado de trabalho como um meio de segurança, só que muitas vezes, pelo tempo que elas ficaram afastadas, as empresas já não valorizam mais, pois de alguma forma elas se desatualizaram, ou mesmo perderam a experiência.



Quando uma pessoa nessa situação vai procurar emprego de novo, a melhor coisa a fazer é não escolher a vaga e nem a pretensão salarial. Mesmo assim, procure negociar aquilo que está dentro de suas habilidades e condições nesse momento. Por exemplo, se você trabalhava como gerente antes, e ficou uns cinco anos sem trabalhar, você deverá aceitar a condição de um cargo abaixo do seu, já que você ficou muito tempo sem trabalhar. Depois, conforme for passando o tempo, você poderá ter seu esforço reconhecido, e quando houver uma promoção, com certeza ela será sua.

Normalmente, as empresas não estão preparadas para esse tipo de problema, pois do ponto de vida profissional, é mais fácil você lidar com uma profissão continuamente do que interruptamente.

Nesse caso, você pode explicar sua situação no dia da entrevista, por exemplo. Diga ao recrutador a verdadeira causa que levou você a se afastar do mercado de trabalho e interromper sua carreira temporariamente. Talvez isso se resolva sem muitos procedentes. É claro que as empresas darão preferências a quem tenha habilidades, independente da situação, mas para isso, é necessário ter uma boa conversa antes.



O que você não pode fazer é desistir da situação e achar que você não terá mais chance no mercado de trabalho. Acredite em você mesmo e na sua capacidade. Se você não tentar, jamais saberá.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment