Dicas para controlar o nervosismo na entrevista de emprego



  

Uma entrevista de emprego pode ser um momento bastante estressante para muitas pessoas devido ao nervosismo e à ansiedade que o momento contempla. Isso pode se agravar se o emprego em questão for mais importante do que o normal devido ao desemprego ou melhoria necessária de uma carreira. O nervosismo certamente terá uma parcela de culpa se você não conseguir atingir o objetivo em uma entrevista.  

No entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar um profissional a controlar a ansiedade e o nervosismo em uma entrevista de emprego:  

O primeiro passo para conseguir lidar bem com o nervosismo é ser positivo. Ser seguro e ir para entrevista com uma atitude realista ajudará o profissional a receber mensagens positivas de si mesmo. Isso fortalecerá a confiança e transmitirá equilíbrio para o recrutador.  

A preparação para uma entrevista também é de grande importância para o sucesso da ocasião. Antes de se deslocar para entrevista, obtenha informações sobre a empresa, comportamento dos funcionários que nela atuam e do mercado que a companhia está inserida. Além disso, é preciso revisar seu currículo e encontrar uma maneira equilibrada e atraente de se "vender" da melhor forma para o entrevistador. Esteja preparado, a improvisação raramente funciona.  

Se você notar que está excessivamente nervoso, poderá canalizar seus nervos em algum objetivo em suas mãos, como uma caneta, por exemplo. Por incrível que possa parecer isso ajudará você a se sentir um pouco mais seguro e talvez desviar o foco da ansiedade.  




Caso você seja uma pessoa que transpira bastante quando está nervoso, o melhor a fazer é escolher uma roupa leve que o ajudará aliviar o suor. Procure um lugar ventilado para aguardar pela entrevista, se possível. Estar excessivamente suado em uma entrevista de emprego pode ser fatal para suas pretensões profissionais. 

Fale devagar com o entrevistador para não se atrapalhar. Mostre serenidade. Assim, provavelmente você conseguirá conter seu nervosismo ao longo de sua conversa.  

Lembre-se que a entrevista não é a sua última oportunidade. Caso não consiga ser bem-sucedido utilize a experiência para se aprimorar.

Por William Nascimento

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment