Importância de ser simpático no trabalho





Em grandes cidades é comum a correria dentro das lojas, onde os atendentes não têm tempo nem de respirar. Conseguem com muita dificuldade tomar um copo de água. Principalmente nessa época de final de ano, onde as compras são prioridade número 1.

Nós, consumidores, além de comprar, queremos ser bem atendidos, pois quando compramos algo, é uma aquisição, um momento importante. Não só no comércio, mas queremos ser bem atendidos no nosso dia a dia, em tudo que fazemos.


Especialistas em recursos humanos frisam hoje uma importante mudança que vem ocorrendo. Não basta ser bom, tem que ser simpático, tem que agradar ao público. Pesquisas com clientes de comércio e serviços de vários segmentos apontam que clientes se fidelizam em locais onde são bem atendidos, não na loja mais barata ou no local mais perto de casa, mas sim onde é bem atendido. Essa tendência tem feito parte dos processos seletivos e aos poucos sendo introduzida no comportamento das empresas.

Capacidade técnica todos podem adquirir através de cursos e treinamentos, mas capacidade de ser sempre agradável é mais difícil. Você, que não é muito de sorrir, já deve ter se perguntado por que não foi selecionado para aquela vaga que você tinha pleno domínio. Você não tem necessariamente que rir que nem bobo o tempo todo, mas com certeza você será avaliado pela sua simpatia.

É muito importante hoje se dar bem com todos os colegas de trabalho, as empresas procuram pessoas que não vão se tornar problemas por conta de relacionamento. E cá entre nós, é sempre complicado trabalhar num ambiente com muitas pessoas e principalmente onde tem aquele colega de departamento que vive de cara feia, onde sentimos receio até de pedir uma caneta emprestada. Isso desarmoniza e produz queda de rendimento. Por essa razão – produtividade – que você deve também se esforçar por ser simpático. E isso está sendo avaliado a partir de sua contratação, por isso, sorria.


Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *