Expectativas para o profissional da área de TI para 2015

Categorias: 2015 - Empregos - Profissionais - TI

Bem no começo, os computadores não eram nada além de “calculadoras gigantes” com a finalidade de automatizar os cálculos para instituições de ensino, empresas privadas e órgãos do governo.



No entanto, isso mudou bastante. Hoje podemos utilizar o computador para nos comunicarmos, processar dados, buscar conteúdo e, inclusive, utilizar o equipamento para nosso lazer.

Para acompanhar a todos esses avanços da ciência e da tecnologia, acabou sendo necessário definir um profissional capacitado para gerir as tecnologias de informação presentes nas empresas.

Compete ao profissional de TI, administrar banco de dados, proteger a corporação de possíveis ataques a sistemas internos, entender detalhadamente o processo administrativo e utilizar ferramentas tecnológicas que auxiliem na melhoria do desempenho da empresa.



Atualmente, é possível definir Tecnologia da Informação (TI) como o conjunto das ações e soluções obtidas por meio de tecnologias computacionais, tendo como objetivo a obtenção, acesso, administração, armazenamento e, por fim, o uso das informações.

Para o ano de 2015, as expectativas para o profissionais de TI são extremamente animadoras. A busca pelos profissionais desta área vem crescendo significativamente nos últimos anos. Empresas de porte mediano que visam estruturar seus dados, startups da tecnologia e empresas de grande porte que desejam criar projetos na área, destacam-se como possíveis contratantes.

Nos últimos semestres de 2014, foi notório o aumento da estabilidade da profissão no mercado de trabalho, mais uma vez, uma boa expectativa para 2015 – a estabilidade tende a manter-se ou crescer ainda mais.

Como se não bastasse, a empresa de consultoria em recrutamento, Robert Half, afirma que as terceirizações estão com os dias contados, uma vez que a prioridade das empresas está na contratação de profissionais de TI sob o regime CLT.

É importante ressaltar que, os mais bem sucedidos da área de Tecnologia da Informação, são aqueles que além de realizarem bem suas competências, desenvolvem satisfatoriamente tarefas de comunicação e negociação. Oscargos mais bem pagos de 2015 serão: Diretor de TI, Gerente de Projetos e Gerente de Sistemas.

Se você ainda tinha dúvidas sobre o mercado de trabalho e as expectativas para o profissional de TI, então agora você provavelmente se convenceu de que a Tecnologia de Informação é uma área com crescente visibilidade e possibilidade de crescimento profissional.

Por Júnior Beluzzo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *