Saiba como melhorar o seu Networking



  

Networking é a capacidade de manter e desenvolver uma rede de contatos formais, ou seja, profissionais.

Você já parou para pensar o que é o Networking? Não? Então é hora de ter mais atenção a isso. Neste artigo vamos explicar de maneira clara e objetiva do que se trata e como melhorá-lo e o que fazer dele ou com ele. Então, vamos lá!

Primeiramente, chamamos de networking aquela dita capacidade não apenas de manter, mas também de desenvolver uma rede de contatos formais. Claro que com o objetivo de que alguns interesses em comum sejam atendidos. Em outras palavras é o mesmo que montar uma rede de contatos profissionais – o network – onde os integrantes têm em vista a construção de parcerias, a idealização de projetos, novas oportunidades de trabalho dentre diversos outros pontos.

Quando se mantém um bom network os benefícios são bem maiores para aqueles que o praticam além, é claro, de possibilitar um bom ciclo de relacionamentos.

Por isso, selecionamos algumas dicas simples para que qualquer pessoa possa aplicar e melhorar seu networking. Confira:

– Liste os interesses:

O profissional precisa centrar seu foco em si mesmo ou até mesmo na empresa em que está. O objetivo é permitir que se possa estabelecer e investir em contatos importantes na área.

– Planeje um discurso:




Não é uma propaganda política. Neste caso, ensaiar um discurso é apenas fazer uma lista sobre suas melhores qualidades como profissional. Além disso, é preciso ser breve ao se apresentar. Uma boa dica é usar exemplos bem-humorados ou interessantes para despertar a atenção das pessoas.

– Ache um diferencial:

É importante que o profissional tenha o mínimo de bom senso e cuidado para ser uma pessoa interessante. Usar o perfil profissional bem “apresentável” pode ser uma boa sacada para que ele possa servir como uma “boa apresentação” de si mesmo.

– Faça-se entender:

Ser mal interpretado por outros profissionais em especial de uma rede de networking é péssimo. Por isso, não ache que é uma perda de tempo ler e reler textos de e-mails e outras informações. A principal finalidade disso é que a ambiguidade seja evitada principalmente quando o assunto for explicar as habilidades próprias e conhecimentos.

Há muito mais que se pode fazer para se ter um bom network. Ter uma rede social apenas com contatos profissionais é uma arma a mais a seu favor.

Aproveite as dicas e boa sorte!

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment