Características de um bom negociador



Ser persuasivo e tático é ideal no momento da negociação.

Ser um bom negociador requer uma série de requisitos, há quem mencione que se trata de uma espécie de “dom”, mas os especialistas e consultores da área destacam que com preparo é possível dominar muito bem a habilidade. Eduardo Ferraz, autor do livro “Negocie Qualquer Coisa Com Qualquer Pessoa”, em conteúdo publicado pela revista “Exame”, destaca que mesmo as pessoas que atuam em vendas possuem pouco treinamento na área de negociação.

Ferraz também afirma que a “aversão a conflitos” é outro fator que contribui para a dificuldade nas negociações. Na opinião do especialista, o brasileiro, culturalmente, não gosta de entrar em impasses e conflitos, entretanto, algumas negociações “delicadas” exigem enfrentamentos e discussão.

Outro motivo apontado é o receio que as pessoas têm de passarem a imagem de egoístas ao defender seus interesses. Por último, Ferraz destaca que a falta de conteúdo e informação mais simples, voltado a práticas diárias, também contribui para as dificuldades que os indivíduos no Brasil possuem, quanto aos processos de negociação. Para ele, quando as pessoas entendem melhor os procedimentos e como funciona a dinâmica, as negociações se tornam bem-sucedidas.



Angela Abdo, especialista em RH e comentarista da rádio CBN, afirma que um bom negociador, além de ter bons argumentos, precisa também manter uma boa relação com o cliente, entender as demandas. Abdo destaca a importância em ser “persuasivo e tático, na hora da negociação”, táticas consideradas obrigatórias em meio aos procedimentos, de maneira geral. A especialista menciona sobre a necessidade de “desenhar o acordo” e estabelecer o que se pretende, com intuito de estabelecer uma boa negociação entre as partes envolvidas.

Abdo enfatiza também que uma negociação ideal não depende apenas do que é decidido “na mesa”, mas implica em fatores anteriores, desde o histórico e tudo o que foi feito pelo negociador (em geral, as pessoas buscarão por referências quanto aos trabalhos realizados).  Outras questões são válidas como: ter boas relações com outras empresas em negociações passadas e obter conhecimento sobre com quem se pretende negociar no momento e quais as demandas da pessoa ou empresa.

Por Letícia Veloso


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment