Quais os melhores empregos e dicas para pessoas introvertidas?



  

Uma pessoa que tenha a introversão na sua personalidade pode contar com alguns problemas no ambiente de trabalho. Confira os melhores trabalhos e algumas dicas para se dar melhor na carreira.

Você é introvertido? Se sim, você e algumas outras pessoas que tem essa personalidade, podem encontrar certos problemas para trabalhar em alguns empregos. Tais pessoas preferem trabalhar sozinhas e buscar uma energia que venha de sí próprio, mas em algumas ocasiões se sentem deslocadas.

O site especializado em carreiras o Payscale aponta em artigo, que depois viria ser publicado no Business Insider, que o mercado de trabalho está em grande parte sendo projetado para pessoas extrovertidas.

Problemas como redes de contatos ou falar para um público maior, podem se tornar barreiras que dificultam, e muito, pessoas introvertidas em seu ambiente de trabalho. Com isso, foram divulgadas alguns empregos que são apontados como os melhores para pessoas introvertidas. Eles são indicados devido ao fato que os mesmos não exigem uma grande interação com outras pessoas ou são exercidos de maneira mais autônoma.

Confira os trabalhos –

  • Chef Particular – Neste trabalho, maior parte do tempo para a função é voltada somente para preparar a comida e não com o contato de servir as pessoas. O público feminino é o que mais representa os chefs particulares (62%).
  • Estatístico – Além de serem bem remunerados pelos seus trabalhos, um vencimento médio de R$ 5.400 ao mês, os estatísticos tem a maior preocupação com os números, equações e suas planilhas.
  • Geólogo de Petróleo – Esse tipo de profissional fica em grande parte da rotina fazendo a modelagem de projetos de engenharia e analisando dados. Outro bom atrativo é o salário destes geólogos.
  • Designer de Videogame – Uma função que é feita em sua maioria por pessoas introvertidas e é destinado para elas. Os designers criam os mundos virtuais e as experiências que os jogadores terão nos consoles. O trabalho também não exige a interação com muitas pessoas.
  • Artistas Plásticos – A função é dividida entre escultores, pintores ou ilustradores, mas o importante é que eles passam várias horas no estúdio no trabalho de suas obras. Tanto pessoas introvertidas como as extrovertidas, a função é válida para ambos.
  • Arquivista, técnico de museus ou curador – O profissional passa o dia dentro de um museu ou biblioteca, então, pessoas introvertidas podem se dar bem nessa área.
  • Desenvolvedor de web – Esse é outra função que os introvertidos gostam. Como trabalham com a internet, a rede não exige que se tenha uma interação presencial com as pessoas.
  • Guarda Florestal – Tanto para introvertidos como para amantes da natureza, essa é uma boa pedida. Os profissionais vão passar um bom tempo estudanto sozinhos os parques, lagos, florestas e outras áreas.
  • Gerente de mídias sociais – Ficar cercado de muitas pessoas podem deixar os introvertidos desgastados. Os gerentes de mídias trabalham com a interação virtual. Com isso, as pessoas vão interagir virtualmente com pessoas do Facebook e Twitter, por exemplo.
  • Engenheiro de Motores – O tempo para a interação com outras pessoas fica bem diminuto, uma vez que o profissional fica com o seu foco voltado para cada pequeno detalhe do motor.

Dicas para pessoas introvertidas no trabalho

Faça o possível para identificar seus pontos fortes!

Não pense em como os colegas lhe veem no seu emprego. O primeiro passo é conseguir verificar quais são seus pontos fortes. Além daquelas habilidades que tenham relação ao cargo atual que ocupa, vise valores que agregariam em qualquer outra posição que poderia ter em um futuro.




Não deixe que o “ser extrovertido” mude seu foco. Caso você seja uma pessoa que é mais solitária, sua produção deve ser muito boa quando necessita ler e escrever pesquisas e relatórios. O comportamento em questão vai mostrar que você é independente e pode agregar novas ideias para sua equipe.

Conseguiu verificar as suas principais forças? Tenta destacar as mesmas no seu local de trabalho.

Quando é a hora de aceitar um desafio?

Reconheça o ser introvertido e elimine desconfortos. Alguns desafios para essas pessoas são, por exemplo, aceitar ir a um almoço com bons clientes ou com um diretor importante da empresa. Aceite tais desafios e equilibre a sua vida pessoal e profissional, sempre aceitando a sua personalidade.

Nunca use a introversão como desculpa. Busque a hora certa de tentar superar em alguns momentos a sua introversão e melhore as oportunidades em seu trabalho. Sempre faça uma análise por de trás desse desafio. Vale a pena ir em frente para ter uma nova oportunidade?

Deixe bem claro para as pessoas o que podem esperar de você!

Quando se é introvertido, muitas vezes você pode ser mal interpretado no ambiente de trabalho. Sempre diga para seus colegas e superiores o que podem esperar de sua função. Quando se deixa isso muito aberto, o profissional poderá ter o reconhecimento daquilo que merece e não apenas por uma falsa impressão de alguns colegas, por exemplo, que podem lhe enxergar como um funcionário que não agrega a sua empresa. Mesmo com alguns problemas de comunicação, quando se deixa claro suas qualidades, você dificilmente será interpretado de maneira errônea. 

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment