Dicas de como falar sobre si mesmo em uma entrevista



  

É essencial ser criativo e fugir de respostas padrões para ter sucesso em uma entrevista de emprego.

A entrevista é um momento de extrema importância que antecede a conquista de uma vaga de emprego que almeja, por isso, é fundamental saber o que falar sobre você no momento de seleção, e acredite isso pode não ser tão fácil como imagina.  

Muitos entrevistadores já conseguem ter muitas informações de um candidato assim que ele entra no ambiente de seleção. Por exemplo, se a pessoa não é de falar muito ou não faz perguntas, ele logo será considerado como tímido.

Em outros casos, os participantes que tomam a iniciativa podem ser considerados com o perfil de liderança, que é a característica mais procurada para vagas de diversos departamentos.  Um bom profissional precisa pensar e treinar para se sair bem nas próximas entrevistas que for convocado, e para conseguir esse resultado é preciso se autoconhecer.

As principais perguntas de uma entrevista de trabalho são:

Quais são as suas qualidades e seus pontos fracos?  E o que você tem feito para superar seus defeitos? Através dessas questões é possível passar ou reprovar um participante.




Para responder é necessário não usar a falsa modéstia, pois existem aqueles que chegam relatar não ter nenhum tipo de defeito. Essa é uma grande mentira, pois todo ser humano tem algo que deve ser melhorado. Esteja atento a esse detalhe.

Você deve conhecer quais são essas características negativas muito bem, reconhecendo que são falhas que podem ser melhoradas. Na sequência de uma pergunta como essa, é preciso falar com bastante ênfase quais são suas qualidades, e o que poderá fazer, caso seja contratado (a), para ajudar na melhoria da empresa.

O candidato ainda deve fugir de respostas que são padrões, ou seja, aquelas que todos os candidatos acabam aprendendo através da internet, ou que são citadas com frequência em processos seletivos. Aqueles que possuem maior jogo de cintura e forem diferenciados serão os aprovados.

Fale também com quem mora, quais são seus hobbies, o que gosta de fazer no tempo livre, quais foram as experiências anteriores, se teve algum tipo de promoção, entre coisas relacionadas.

Por Yasmin Fernandes Robles

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment