E-mail do Trabalho – Como Escrever uma Mensagem Profissional



Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao escrever um e-mail no trabalho.

A cada dia que passa é cada vez mais comum que os funcionários tenham um e-mail na empresa em que trabalham. Apesar disso, pouca gente sabe que cuidados tomar e como usar corretamente o e-mail da empresa. Se você é uma destas pessoas, confira agora algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao utilizar o seu e-mail do trabalho:

Primeiramente, tenha plena consciência de que o e-mail do trabalho serve apenas para fins profissionais. Nada de ficar compartilhando vídeos, fotos ou piadinhas com os amigos através dele. Vale lembrar que atualmente é cada vez mais comum haver vazamento de informações, através de e-mail ou mídias digitais, que podem prejudicar a empresa.



Outra grande dica para se dar é com relação ao tamanho das mensagens. Quando for escrever um e-mail, procure redigir um texto bastante conciso, que vá direto ao ponto e que passe todas as informações necessárias. Vale lembrar que é essencial ser educado no e-mail.

Por falar em escrever o e-mail, o profissional deve ficar atento aos erros de português. Pega muito mal enviar um e-mail profissional com erros de digitação ou até mesmo ortográfico. Vale lembrar que a capacidade e credibilidade do profissional são analisadas através do e-mail, por isso, um único erro pode prejudicar a sua carreira.

Em tempos de internet, também é comum que utilizemos em nosso dia a dia abreviaturas ou até mesmo gírias com nossos amigos. Porém, no trabalho isso é totalmente proibido. Devemos lembrar também que os e-mails são atemporais, ou seja, não possuem um tempo definido. Você pode mandar um e-mail de dia, por exemplo, e a pessoa só ler a noite. Então, desejar um bom dia, boa tarde ou qualquer coisa do tipo pode ficar meio sem sentido, por isso, evite cometer este erro.



Outra dica bacana e que todos os profissionais deviam seguir é de checar o e-mail antes de enviar. Não custa nada dar uma última olhada no e-mail e verificar se está tudo correto. Se não existem erros no texto, se todas as informações necessárias foram inclusas, se os arquivos necessários foram anexados corretamente e até mesmo se o próprio endereço de envio está correto. Lembre-se que ninguém quer receber um e-mail pela metade ou então faltando algum arquivo.

Por fim, um erro bastante comum cometido por muitos profissionais é com relação à despedida. Muitas pessoas se despedem no final do e-mail com "beijos" ou "abraços". Isso deve ser evitado ao máximo, pois pode ser mal visto pelos seus superiores. Toda vez que escrever um e-mail em seu trabalho, procure colocar "Atenciosamente" ou simplesmente "Att."

Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas de como escrever um e-mail no trabalho:

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment