Saiba como conduzir uma reunião




Algumas dicas podem ser seguidas para que a reunião seja eficiente e produtiva.

Saber como conduzir uma reunião de trabalho de forma eficiente é um dos pontos fundamentais que contribuem para o benefício de uma equipe e da empresa como um todo. Reuniões eficazes trazem resultados e facilitam o caminho para se chegar às metas estabelecidas. Se você está em uma situação onde precisa de um ajuda para saber como conduzir melhor uma reunião (como líder ou para apresentação de um projeto e etc) selecionamos algumas dicas e sugestões que diversas empresas usam para tornar esse aspecto mais produtivo. Confira:

– Defina os principais pontos e estabeleça uma programação:


Tão importante quanto a reunião em si é saber o que se vai fazer nela. Por isso, é fundamental para uma reunião eficiente ter um planejamento. Anotar os pontos principais que serão tratados e fazer uma espécie de programação é muito indicado. Para auxiliar ainda mais neste ponto, passe para cada participante uma cópia da programação prevista para a reunião. Assim cada um poderá se preparar antes da reunião. Vale destacar que é importante tomar cuidado com a quantidade tópicos. Não é nada agradável uma reunião que deixa as pessoas cansativas ou ainda aquele tipo em que sempre fica algo faltando para ser tratado devido ao tempo que não comportou tantos assuntos.

– Faça a reunião seguindo a programação:

O planejamento com os tópicos para a reunião feito anteriormente não é por acaso. Ele serve para dar uma linha de direção. Por isso, ao realizar a reunião o ideal é seguir o que foi previsto no cronograma para não perder tempo com coisas que não eram para ser tratadas naquele momento. Isso ajuda a manter o foco de todos os presentes.


– Respeite o horário:

Marcar a hora de início e término da reunião é importante. Porém, isso de nada adianta se aquele que vai fazer a reunião não respeita isso. Começar na hora marcada e terminar na hora prevista é algo que deve ser respeitado, ainda mais se a pessoa quer se manter sólido em seu papel de líder.

– Motive a participação de todos:

Esse é um ponto chave para que as reuniões possam ser muito proveitosas. Alguns profissionais podem ficar tímidos e inibidos na frente dos seus chefes, é algo meio natural. Por isso, aqueles devem deixar o ambiente mais propício além de questionarem, pedirem a opinião dos participantes para motivá-los a serem mais integrados na equipe e na empresa.

Por Denisson Soares

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *