Saiba como lidar com relacionamento amoroso no trabalho





Basta saber lidar com a situação para que o relacionamento amoroso não atrapalhe sua vida profissional.

Apesar de todos os avisos a respeito e todos os cuidados tomados o fato de um relacionamento amoroso ter início no trabalho é mais comum do que se costuma imaginar. Na realidade isso é algo mais do que esperado ainda mais quando consideramos que muitos profissionais passam mais de oito horas juntos por dia. E juntamente com que essas questões uma pergunta fundamental acaba aparecendo: será que o relacionamento amoroso atrapalha o trabalho? Bom, a resposta para a pergunta é sim e não. Vamos entender o motivo.

Em poucas palavras, e de acordo com muitos especialistas em comportamento, é a falta de bom senso que atrapalha o trabalho e não o relacionamento amoroso em si. Alguns casais se comportam diante dos colegas como se estivem em suas casas. Saber o que pode ou não ser feito já é um bom começo uma vez que se tenha um relacionamento no trabalho.


Um ponto muito importante que o indivíduo como profissional precisa observar é a cultura da empresa. De uma para outra esse aspecto pode variar. Algumas organizações não notam problema algum que seus funcionários tenham um relacionamento amoroso deixando essa parte para o bom senso do casal. Outras já são mais rigorosas e proíbem fortemente a ideia. Neste último caso a atenção precisa ser bem maior. O profissional que desrespeita a regra da companhia claramente está demonstrando uma falta de consideração. E isso não é nada bom para a pessoa como profissional.

Mas vamos nos deter no fato de que existe um relacionamento amoroso. Então, o que fazer para que ele não atrapalhe o trabalho?

Algumas dicas simples podem resolver esse problema. Vejamos algumas sugestões:


Discrição:

O casal pode ter um bom relacionamento entre eles mesmos e com os colegas de trabalho. Porém, é bom lembrar que estão em uma empresa. Então deixe os beijos, as juras de amor e até as discussões de relacionamento para depois do expediente.

Continue participante:

Muitos profissionais tendem a se isolar de outros colegas e passam a ficar quase que sempre ao lado do companheiro. Isso é péssimo. A falta de comunicação, de relacionamento (desta vez de trabalho) pode prejudicar muito o andamento da equipe. Caso isso aconteça esse casal será apontado como o principal motivo. E isso ninguém quer. Por isso, é muito importante manter tudo normal com os colegas.

Esqueça os canais da empresa:

Aqui entra aqueles que não pensam muito sobre o que fazem. Imagine uma declaração de amor em uma rede social exclusiva da empresa. Nem o parceiro, os colegas e a empresa precisam de uma situação dessas.

Assuma:

As fofocas sempre aparecem no ambiente de trabalho. Imagine o prato cheio quando o profissional oferece mais de um motivo para isso. Caso comece um relacionamento ou até mesmo se a relação já dura um tempo a melhor opção a deixar que todo mundo saiba. Com isso, os burburinhos na hora do café vão ter que procurar outro motivo.

Como percebemos um relacionamento amoroso não atrapalha no trabalho se o casal souber lidar com a situação. Respeitar os colegas, as regras de conduta da empresa e ter um mínimo de bom senso, pode evitar constrangimentos e diversos outros problemas.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment