Saiba o que fazer para obter um bom desempenho da sua equipe



Alguns passos podem melhorar o desempenho da equipe no trabalho. A avaliação de desempenho é essencial para a empresa e para o funcionário.

O bom funcionamento de uma empresa está, geralmente, intimamente ligado ao bom desempenho das equipes de profissionais que constituem o corpo da mesma. Por isso mesmo temos percebido que nos dias atuais o desempenho dos profissionais e consequentemente das equipes como um todo tem sido cada vez mais trabalhados pelas empresas. Isso se deve principalmente a dois pontos: a avaliação de desempenho é boa para a empresa e boa para o funcionário. Como isso, chegamos a um ponto chave: caso a equipe de profissionais não esteja tão boa, o que fazer para se obter um alto desempenho da mesma?

Para responder essa pergunta é preciso compreender que para realizar uma mudança é preciso passar por várias etapas. Cada organização tem características específicas, entretanto, existem pontos que são comuns a grande maioria. Abaixo selecionamos algumas etapas e sugestões usadas por grandes organizações para melhorar o desempenho de suas equipes. Confira:

– Para aumentar é preciso avaliar.

Muitos líderes e gestores pretendem aumentar o desempenho de suas equipes tentando uma infinidade de coisas diferentes. Em poucas palavras isso é um erro clássico. Imagine a equipe de profissionais como um paciente. O primeiro passo que o médico irá proceder são aos exames para que seja possível diagnosticar corretamente a doença. Do mesmo jeito precisa ser feito com a equipe, é preciso analisá-la a fundo nos mais variados aspectos até que seja identificado o que ou quem está causando danos. Assim, corrigir o problema será um tiro certo e não uma “roleta russa”.

– Qualificação contínua.



Não basta ter uma boa equipe e não manter a mesma sempre atualizada. A melhor dica aqui e que todos sejam motivados a participarem de algo (cursos, palestras, seminários e etc) que possa agregar valor ao próprio profissional e por consequência levar mais conhecimento e qualidade para o trabalho da equipe.

– Ajuste o perfil de cada profissional.

Muitas vezes o problema nem sempre é a equipe e sim quem a montou. Isso quer dizer que por uma falta de avaliação um determinado profissional acaba sendo obrigado a compor uma equipe e fazer um trabalho no qual é mais ou menos bom. Isso deve ser completamente combatido. O mais recomendado é que o profissional fique onde possa contribuir com toda sua potencialidade. O gestor por sua vez, antes montar uma equipe pode e deve avaliar cada membro e identificar se cada um deveria mesmo compor o grupo.

Esses simples pontos podem contribuir para um bom aumento no desempenho das equipes. Como consequência os possíveis problemas que surgirem poderão ser mais facilmente resolvidos, as necessidades essenciais da equipe também. Por fim, será mais fácil e produtivo trabalhar com uma equipe que está em perfeita sintonia.

Por Denisson Soares


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment