Saiba como usar o e-mail no ambiente de trabalho



  

E-mail empresarial deve ser usado de maneira cautelosa, para fins somente profissionais.

O e-mail foi uma das invenções mais geniais no mundo da tecnologia. Ele nos faz poupar tempo e até papel, evitando que operações simples sejam custosas. No ambiente empresarial, ele é uma grande ferramenta de comunicação, mas que deve ser usado de forma cautelosa.

Muitos profissionais pensam que porque a empresa lhe ‘deu’ um e-mail, é propriedade dela mesma, e ela pode usar do jeito que bem entender, mas saiba que esse é um recurso que é propriedade da empresa, e se uso, por regra, deve ser apenas para questões relacionadas ao trabalho.

Obviamente cada empresa tem sua política própria, e tratam o assunto de maneiras diferentes. Tem empresas que são mais tranquilas, e liberam o uso de e-mail para questões pessoais, onde os funcionários podem se comunicar tanto para diversão quanto para resolver assuntos particulares.

Porém, boa parte das empresas não vê essa prática com bons olhos, e pode até demitir um funcionário pelo mau uso dessa ferramenta. Para você não passar por uma saia justa, fique atento a alguns detalhes, como a frequência que você utiliza seu e-mail profissional para resolver assuntos pessoais. Uma vez ou outra, é até aceitável, mas se você troca dezenas de e-mails particulares, a empresa pode ter uma grande arma na mão e provar que você passa boa parte do dia sem trabalhar.




Evite resolver discussões pessoais que podem ser feitas pessoalmente e que só atrapalham sua concentração no serviço. Se é assunto grave e urgente, peça cinco minutos para seu chefe e faça uma breve ligação, mas não utilize o e-mail para isso. Muitas vezes os e-mails são monitorados, e sua vida pode se tornar pública.

E-mails descontraídos, com piadas e vídeos engraçados podem descontrair um ambiente, mas também use com moderação e antes de tudo saiba se seu chefe é uma pessoa bem humorada. E saiba a hora certa de enviar; obviamente você não fará isso em dia de fechamento de reuniões, não é?

E, o primordial: jamais envie e-mails de corrente, com PowerPoint que ninguém mais aguenta receber. Você pode estar querendo ser legal, mas saiba que a maior parte das pessoas não gosta desses e-mails.

Por Felipe Villares

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment