Saiba como se tornar um excelente líder



Algumas atitudes e comportamentos são ótimas dicas para um líder ser referência e se destacar positivamente entre seus subordinados.

Muitos almejam em sua vida profissional se tornar uma pessoa de sucesso, com altos cargos, atuando na chefia de uma empresa. Realmente muitos cargos são tentadores, mas saiba que há uma grande diferença entre ser chefe e ser líder.

Um chefe nunca é bem visto pelos seus funcionários. Geralmente, ele é autoritário, não possui bom humor, é puramente egoísta, visualizando sempre vantagem própria, e dificilmente assume seus erros. Pode até ser uma pessoa com grande conhecimento e competência em sua área, mas sempre causa inimizades por onde passa.



Você não gostaria de ser uma pessoa assim, não é mesmo? Então fique atento com suas atitudes, e faça o melhor para se dar bem e se tornar um excelente líder.

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é muito difícil se destacar dessa maneira. A simpatia é a base primordial para ser um bom profissional. Isso não significa que você sairá distribuindo sorrisos o tempo todo, mas deve tratar com cordialidade todas as pessoas que vierem falar com você (ou mesmo simplesmente passarem por você).

Seja enérgico, mas não abuse da sua autoridade. Ouça o que seus subordinados têm a falar, sempre dê a opção de eles exporem suas opiniões e contra argumentarem os motivos de eles terem determinada visão. Caso não faça sentido para você ou para a organização, explique os motivos de não aceitar essa opinião, mas sempre valorize e estimule seus funcionários a raciocinarem.



Um trabalho sempre deve ser feito em equipe, e não se esqueça que, por mais que você seja o líder, também faz parte dela. Quando sua equipe tiver bons resultados, elogie a todos, e quando não tiverem êxito, chame a atenção de todos, assumindo que você também pode ter errado em alguma fase do trabalho. Caminhe sempre junto com a equipe.

Quando for elogiar alguém, faça em público, para servir de referência para o resto da equipe. Porém, na hora da bronca, faça em particular, nunca chame a atenção na frente de outras pessoas.

Ser um líder é mais do que coordenar um trabalho. Ser líder é motivar pessoas e criar uma rede de admiradores.

Por Felipe Villares

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment