Dar conta das tarefas diárias no trabalho com eficiência



  

Ter organização pessoal é essencial para dar conta das tarefas do dia a dia com eficiência.

Você sempre está atarefado e nunca consegue dar conta de suas tarefas com eficiência? Tem problemas com os horários e prazos? Talvez esteja faltando um pouco de organização pessoal em sua vida profissional. Confira dicas de como evitar esse problema:

– Tenha intervalos regulares, mas não faça do intervalo uma regra: Se for possível em sua empresa, é muito saudável fazer pequenas pausas durante o expediente, seja para tomar um café ou recuperar o fôlego dando uma volta ao ar livre. Mas tenha o cuidado para que suas pausas não sejam maiores do que os períodos de trabalho, ou sejam muito frequentes, sob o risco de prejudicar o bom andamento de suas tarefas. Uma dica é sempre terminar completamente uma tarefa antes de fazer uma pausa.

– Organize sua mesa de trabalho e o desktop de seu computador: Já percebeu quanto tempo você pode perder só procurando por materiais sobre sua mesa ou por documentos em seu computador? Mantenha sempre seu ambiente de trabalho limpo e organizado, para que seu tempo seja otimizado.



– Faça uma planilha com suas tarefas: Se você esquece com frequência das tarefas que lhe foram delegadas, nada melhor do que anotá-las. Use e abuse, também, de notas adesivas, que atualmente já estão disponíveis também em versão para computadores.

– Não se distraia: Parece estranho falar em distração em pleno ambiente de trabalho, mas alguns funcionários “burlam” a vigilância e proibição de acessar alguns sites como sites de relacionamento e de conversas instantâneas, perdendo minutos e horas preciosas na execução de suas tarefas. Se você tem acesso a algum tipo de site que possa lhe tirar a atenção do trabalho por muito tempo, evite esse tipo de distração. Permita-se somente nas horas de lazer, em sua casa. Com certeza seu rendimento será maior e seu serviço será muito mais notado em sua empresa.

É preciso sempre ter atenção a fatores que roubam seu tempo no trabalho. Talvez nem todos estejam citados nesse artigo. É necessária uma análise minuciosa de seu dia a dia para que detalhes de distração que porventura passariam desapercebidos sejam corretamente eliminados.

Por Patrícia Generoso



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