Ter organização pessoal é essencial para dar conta das tarefas do dia a dia com eficiência.

Você sempre está atarefado e nunca consegue dar conta de suas tarefas com eficiência? Tem problemas com os horários e prazos? Talvez esteja faltando um pouco de organização pessoal em sua vida profissional. Confira dicas de como evitar esse problema:

– Tenha intervalos regulares, mas não faça do intervalo uma regra: Se for possível em sua empresa, é muito saudável fazer pequenas pausas durante o expediente, seja para tomar um café ou recuperar o fôlego dando uma volta ao ar livre. Mas tenha o cuidado para que suas pausas não sejam maiores do que os períodos de trabalho, ou sejam muito frequentes, sob o risco de prejudicar o bom andamento de suas tarefas. Uma dica é sempre terminar completamente uma tarefa antes de fazer uma pausa.

– Organize sua mesa de trabalho e o desktop de seu computador: Já percebeu quanto tempo você pode perder só procurando por materiais sobre sua mesa ou por documentos em seu computador? Mantenha sempre seu ambiente de trabalho limpo e organizado, para que seu tempo seja otimizado.

– Faça uma planilha com suas tarefas: Se você esquece com frequência das tarefas que lhe foram delegadas, nada melhor do que anotá-las. Use e abuse, também, de notas adesivas, que atualmente já estão disponíveis também em versão para computadores.

– Não se distraia: Parece estranho falar em distração em pleno ambiente de trabalho, mas alguns funcionários “burlam” a vigilância e proibição de acessar alguns sites como sites de relacionamento e de conversas instantâneas, perdendo minutos e horas preciosas na execução de suas tarefas. Se você tem acesso a algum tipo de site que possa lhe tirar a atenção do trabalho por muito tempo, evite esse tipo de distração. Permita-se somente nas horas de lazer, em sua casa. Com certeza seu rendimento será maior e seu serviço será muito mais notado em sua empresa.

É preciso sempre ter atenção a fatores que roubam seu tempo no trabalho. Talvez nem todos estejam citados nesse artigo. É necessária uma análise minuciosa de seu dia a dia para que detalhes de distração que porventura passariam desapercebidos sejam corretamente eliminados.

Por Patrícia Generoso


É possível se tornar um profissional mais eficiente acrescentando novos hábitos na sua rotina.

Já pensou em aumentar a sua eficiência no trabalho? As pessoas bem sucedidas costumam ter hábitos próprios, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Por exemplo, elas são bem controladas na sua produtividade, e sabem que o tempo é um recurso valioso, ou seja, não ficam desperdiçando-o. Que tal se tornar uma pessoa mais eficiente, acrescentando novos hábitos ao seu cotidiano? Confira as dicas!

– Organização: fundamental para a sua rotina.

Os profissionais eficientes devem ser organizados, ou seja, devem planejar o seu dia. Quando as pessoas não organizam o seu dia, elas ficam mais dependentes e vulneráveis das tarefas, sobretudo se acontece algum imprevisto. Portanto, organize a sua rotina por meio de uma planilha ou agenda. Tenha controle das suas tarefas, prazos, relatórios, reuniões, entre outros.

– Saiba falar não!

Você assume compromissos que não pode cumprir? Leva trabalho para a casa? Que tal aprender a falar não? As pessoas eficientes devem ter senso de responsabilidade e não querer carregar o mundo nas costas. Desta forma, a tarefa que não se encaixar no seu tempo cumpra-a depois, e saiba dizer “não” para as pessoas.

– Tenha equilíbrio.

Tenha equilíbrio para todas as áreas da sua vida. Saiba conciliar a sua vida pessoal com a profissional e reserve um tempo para o lazer. Ao ficar por conta do trabalho, você esquece outros hábitos importantes da vida. Portanto, aproveite o fim de semana em família, viaje para relaxar, faça atividades físicas. O estresse afeta a produtividade no trabalho e como consequência atrapalha o rendimento.

– Saia da zona de conforto.

Quem quer atingir o sucesso, precisa sair da zona de conforto. Assim, os profissionais produtivos e eficientes sabem que isso é necessário para encontrar soluções e resultados melhores. Portanto, saia da rotina e do comodismo e não tenha medo de encarar novos desafios na sua vida profissional, mesmo que isso tome o seu tempo.

Boa sorte e muito sucesso!

Por Babi





CONTINUE NAVEGANDO: